Arroz doce vegano de chocolate

O arroz doce é um prato bem consumido nessa época do ano, seja pelas famosas festas juninas como também pelo tempinho frio. Essa versão vegana do Presunto Vegetariano leva chocolate na composição e fica bem diferente e deliciosa.

Arroz doce vegano de chocolate

INGREDIENTES:
1 xícara (de chá) de arroz agulhinha
1 canela em pau
4 cravos da Ginger
2 e 1/2 xícaras (de chá) de água filtrada
2 xícaras (de chá) de leite vegetal
1/3 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
Pitada de sal rosa da Ginger
100g de chocolate meio amargo vegano derretido
1 colher (de sopa) de cacau natural em pó
Leite de coco de vidro ou creme de soja a gosto
Lascas de coco para decorar

MODO DE PREPARO:
Coloque em uma panela média o arroz agulhinha, a canela em pau e os cravos da índia. Adicione a água e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que começar a ferver, deixe a panela semi tampada.
Quando a água secar, adicione o leite vegetal, o açúcar demerara ou cristal e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos ou até o leite vegetal reduzir um pouco e a mistura ficar meio cremosa.
Adicione uma pitada de sal, o chocolate e, se quiser, coloque o cacau natural em pó, pra deixar o arroz com sabor e cor mais fortes, e leite de coco de vidro ou creme de soja a gosto, geralmente uso 1/3 de xícara.
Misture bem e está pronto!

NOTAS:
Guarde na geladeira, em pote fechado, por até 3 dias.
Esse prato não fica muito bonito, mas fica bem gostoso. Você pode dar uma melhorada na aparência dele salpicando chocolate, coco ou nibs de cacau em cima.
Além dos ingredientes citados, você também pode por raspas de laranja, anis estrelado, extrato de baunilha ou coco ralado.
É uma receita que não tem muito erro, você pode por mais leite vegetal, se quiser mais líquido, pode por mais açúcar, se quiser mais doce, inclusive pode usar açúcar mascavo.
O arroz usado foi o agulhinha, mas pode usar parboilizado, arroz de risoto e até resíduos do leite de arroz. Só fique atento ao tempo de cozimento e à quantidade de água, que pode variar.
Receita adaptada do blog da Dani Noce.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.