Alimentação saudável é um grande desafio pra muita gente, eu inclusa. Com o tempo, fui aprendendo diversos truques para convencer meu paladar de criança a comer frutas, verduras e legumes. O mais importante é conhecer seus gostos e limites: particularmente, não me importo em comer brócolis (contanto que seja preparado do jeito que vou ensinar aqui, como a minha vó faz), cenoura crua, beterraba cozida, alface americana (só americana, obrigada), tomate e couve-flor, por exemplo.
Uma ótima solução é adicionar essas coisinhas saudáveis que você sabe que gosta ao seu arroz. Por isso, hoje no QG da Ginger rolou uma receitinha muito simples e saborosa: arroz integral com brócolis, cenoura e temperado com Provence.
Ingredientes:
300g de arroz integral
1 xícara de brócolis chinês
1/2 xícara de cenoura
Provence e alho para temperar
No mercado, procure pelo arroz integral que cozinha em 20 minutos. Arroz integral, para quem nunca tentou fazer em casa, normalmente demora muito para cozinhar e recentemente apareceu no mercado essa versão mais rápida. Não sei qual é a mágica, mas o gosto é o mesmo, prometo.
Em uma panela com tampa, coloque 300 ml de água para ferver, temperando-a com sal, alho e Provence à gosto. Na outra, coloque cerca de 600ml de água com um fio de azeite e sal em fogo alto. Logo que a panela da água temperada começar a ferver, baixe o fogo, adicione os buquês de brócolis e tampe bem. Ele vai cozinhar no vapor já com o tempero, garantindo textura e sabor que fazem toda a diferença no resultado final.
Logo que a água do arroz ferver, adicione o arroz integral e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Enquanto isso, lave e rale a cenoura e deixe separada para misturar ao arroz no final. Você pode cozinhar a cenoura, se preferir – eu gosto dela crua, mesmo!
Quinze minutos são suficientes para cozinhar bem o brócolis, sem deixá-lo passar do ponto. Desligue o fogo, coe a água que sobrar e pique os buquês em pedacinhos pequenos.
Em seguida, é só misturar o arroz integral já cozido ao brócolis picado e à cenoura ralada e servir ainda quente. Bom apetite!
Pingback: Feliz ano novo! | Ginger Temperos