Banoffe vegana

Sobre a Banoffee Pie: Ela é uma receita tradicionalmente inglesa, vendida geralmente em pubs ingleses. O nome é basicamente a junção dos 2 ingredientes principais dessa torta: banana e toffee. O toffee é esse doce de leite bem marronzinho, bem caramelado que fica um absurdo de bom com banana. Doce de leite + banana: Não tem como dar errado.
Essa receita é do site Vegana Bacana.

Banoffe vegana

INGREDIENTES:

  • Para a base
    1 xícara de amêndoas
    1/2 xícara de farinha de coco
    1 xícara de tâmaras sem caroço
    1 colher de sopa de manteiga de amêndoas (pode substituir por óleo de coco, manteiga de amendoim para dar liga)
  • Para o doce de leite
    1 litro de leite de coco
    1 xícara e 1/4 de açúcar demerara
    1 pitada de sal
    Essência de baunilha a gosto
  • Para a aquafaba
    120ml de aquafaba (água do cozimento do grão de bico – pode ser aquela água que vem no grão de bico em lata/vidro)
    3 colheres de sopa de açúcar demerara (ou mais, dependendo do seu gosto)
    1 1/2 colher de chá de essência baunilha
  • Para decorar
    Canela em pó da Ginger
    Nibs de cacau

MODO DE FAZER:
A primeira coisa que você vai fazer vai ser a massa. Não tem mistério: Bate as amêndoas até virar uma farofinha, depois acrescente os demais ingredientes até virar uma massa moldável. Coloque em uma forma de fundo removível apertando bem a massa e leve pro congelador enquanto faz o resto das coisas.
Massa pronta, vamos pro doce de leite. Derreta o açúcar em uma panela até virar caramelo (deve levar cerca de 7 minutos). Em outra panela, aqueça o leite. Junte o leite quente ao caramelo e mexa bem. Deixe o doce reduzir até a metade, mexendo de vez em quando (cerca de 30 minutos). Quando engrossar, acrescente o sal e a baunilha. Reserve na geladeira por 2 horas. Depois, consuma.
Pra aquafaba: É só bater a água do grão de bico/ervilha (batedeira ou multiprocessador com emulsificante, não dá certo bater na mão nem com lâminas [liquidificador não vai funcionar mesmo]) por uns 5 minutos sozinha, depois acrescentar a essência de baunilha e o açúcar e bater até ficar no ponto desejado. Pra essa torta não precisa estar suuuper firme.
Depois de tudo pronto é só montar! Despeje o doce de leite na base da torta, coloque as bananas fatiadas e chantily por cima. Decore com canela, nibs de cacau e chocolate 70% cacau derretido, mas essa parte fica a seu critério.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.