Batata suíça

Até pouco tempo atrás, eu não fazia ideia de que batata suíça (ou rösti) era fácil de fazer. Para mim, batata suíça era algo para pedir em delivery ou restaurante, porque me parecia ser uma dessas receitas que requer uma boa quantidade de jeitinho e habilidade para reproduzir em casa.

Mal sabia eu: além de ser extremamente fácil, a batata suíça feita em casa fica tão deliciosa quanto a do restaurante! Com algumas dicas que encontrei aqui e ali, consegui fazer uma batata suíça com Provence bem decente na primeira tentativa aqui no QG. Quer tentar também?

batata suiça

Ingredientes:
7 batatas médias
manteiga
seu recheio favorito
Provence e sal à gosto

Comece enchendo meia panela de água e colocando a ferver. Assim que levantar fervura, adicione as batatas com casca e conte exatos dez minutos, para deixá-las al dente. Em seguida, tire-as da panela e transfira as batatas para uma tigela com água e gelo – isso é extremamente importante para parar o cozimento e garantir que as batatas estejam bem firmes para serem raladas. Eu esqueci, deixei esfriar sem a água gelada e não apenas sofri na hora de ralar, mas fiquei com uma batata suíça menos crocante do que queria. 🙁

Para o recheio, vale colocar a imaginação a funcionar. Como eu sempre gostei de batata suíça recheada com strogonoff, fiz um bem simples para isso. Mas queijo ou uma combinação de carne seca com requeijão também são ótimas opções. Feita a escolha, prepare o recheio enquanto as batatas esfriam.

Quando as batatas estiverem frias ao toque, é hora de descascar, ralar, temperar com sal e Provence e preparar para a panela. Você pode optar por rechear e fechar a batata suíça antes de ir dourá-la ou dourar uma camada das batatas raladas diretamente na panela, adicionar o recheio e cobrir com o resto das batatas. Como meu recheio era bem molhado, achei melhor rechear antes de colocar na panela. Fiz assim:

batata suiça 2

… e depois só fechei com uma “tampa” de mais batata ralada.

 

Nesse caso, é preciso tomar bastante cuidado para colocar a batata suíça a dourar – vá aos poucos, empurrando a batata pra fora do prato, ou você corre o risco de quebrá-la ao meio. Se quebrar, corra de volta para a mesa de preparo e com a ajuda de uma colher, aperte a batata ralada bem até voltar à forma original.

Com a ajuda de um prato, vire a batata suíça para dourar do outro lado. Aí é só servir e se preparar para receber os parabéns, porque ó, fica muito gostosa!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.