Batatas gratinadas ao molho de alho vegano

A versão tradicional (não vegana) de batatas gratinadas é normalmente cheia de derivados de leite como manteiga, creme de leite e queijos. Em um primeiro momento, parece ser difícil substituir tudo isso, mas garanto que é mais simples do que parece. E, sim, fica muito, muito melhor. Nessa versão do Plantte, também tem alho, e, garanto, ele dá um toque todo especial ao prato.

Batatas gratinadas ao molho de alho vegano

INGREDIENTES:
4 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/4 de colher (chá) de sal rosa da Ginger
pitada generosa de pimenta do reino
1 colher (sopa) de polvilho doce
1 1/2 xícara de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal neutro)
1/2 xícara de caldo de legumes caseiro
4 colheres (sopa) de levedura nutricional em flocos
600 gramas de batata branca
1/4 de xícara de parmesão vegano
1/4 de colher (chá) de páprica defumada da Ginger

MODO DE PREPARO:
Em uma panela, adicione o azeite de oliva, o alho picado, o sal e a pimenta. Refogue em fogo médio por aproximadamente 2 minutos ou até ficar levemente dourado, mexendo sempre.
Adicione o polvilho doce aos poucos, mexendo bem com um fouet. Cozinhe por 1-2 minutos.
Adicione o leite de amêndoas aos poucos, ainda mexendo com o fouet para que fique bem incorporado. Quando tiver colocado todo o leite de amêndoas, adicione o caldo de legumes caseiro e misture.
Reduza para fogo baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos, até engrossar, mexendo sempre.
Desligue o fogo e remova a panela do fogão. Adicione a mistura a um liquidificador e adicione a levedura nutricional e mais sal e pimenta, caso ache necessário. Bata até obter um creme homogêneo. Prove e ajuste os sabores conforme seu paladar. O creme deve ficar salgado e bem temperado, pois ele irá temperar também as batatas.
Unte uma travessa com um pouco de azeite de oliva. Adicione metade da quantidade de batatas e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Mexa a travessa para distribuir bem. Em seguida, adicione metade do parmesão vegano.
Adicione o restante das batatas (a quantidade que entrar na travessa!) e, de novo, tempere com uma pitada de sal e pimenta e mexa levemente para distribuir os temperos. Adicione, então, o restante do parmesão vegano.
Distribua o creme na travessa, por cima das batatas.
O creme deve cobrir todas as batatas, então, caso algumas tenham ficado para fora, remova-as (precisamos do creme para cozinhar as batatas!). Se desejar, polvilhe páprica por cima.
Cubra a travessa com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Depois, remova o papel alumínio e asse por mais 40 minutos. As batatas estarão prontas quando estiverem macias (você pode inserir uma faca para testar) e o topo estiver dourado e borbulhando.
Remova do forno e deixe esfriar por 5 a 10 minutos antes de servir. Sirva com temperos verdes frescos e mais páprica e parmesão vegano, caso desejar.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.