Batatas gratinadas

Batata é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha: reduz o teor do sal de uma receita, fica bem com praticamente qualquer prato e rende receitas muito práticas, como essa maravilha que adaptamos do Gimme Some Ovenbatatas gratinadas.

batatas gratinadas

Ingredientes:
2kg de batata
1 e 1/2 colheres de sopa de manteiga
caldo (de galinha, de carne, de vegetais…) para o molho
1 cebola pequena
2 xícaras de leite
1 colher de sopa de Sicília
3 colheres de sopa de farinha de trigo (pode ser substituído por maisena ou farinha de arroz para uma receita sem glúten)
4 dentes de alho picados ou triturados
1 colher de chá de Sal Rosa do Himalaia
1/2 xícara de parmesão ralado
1 e 1/2 xícaras de mussarela

O primeiro passo é cortar as batatas em rodelas para que cozinhem completamente dentro da assadeira. Para facilitar, a gente aqui no QG cozinhou as batatas ainda antes de cortadas por cerca de 5 minutos após a fervura da água.

Para o molho, derreta a manteiga em uma panela grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola e refogue por 4-5 minutos até ficar macio e translúcido. Adicione o alho e refogue por mais 1-2 minutos.

Dissolva a farinha em 1/4 do leite e misture até que fique uniformemente combinado e refogue por mais um minuto. Adicione o caldo e mexa bem. Adicione o leite, o sal e o Sicília, sem parar de mexer. Continue cozinhando por mais 1-2 minutos até que o molho chegue perto de ferver (mas não deixe ferver) e engrosse. Em seguida, retire do fogo e reserve.

Unte uma assadeira e espalhe metade das batatas cortadas numa camada uniforme sobre o fundo da panela. Cubra com metade do molho, espalhe metade dos queijos, e cubra novamente com uma camada das batatas restantes. Repita a cobertura com o resto do molho e dos queijos.

Asse coberta com papel alumínio por 30 minutos a 200ºC, aí tire o papel alumínio e deixe a assadeira descoberta no forno até que o molho comece a borbulhar e as batatas, a dourar.

Share

1 comentário

  1. Pingback: Ceia de Natal prática com a Ginger Temperos | Ginger Temperos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.