Bolo de cenoura com pumpkin spice

Sabe quando você pensa que uma receita não pode ficar melhor, aí descobre que sim? É esse bolo de cenoura com pumpkin spice.

A receita de bolo de cenoura já é figurinha repetida aqui em casa: sempre que bate a vontade de comer um bolo caseiro e bem gostoso, eu corro para ela. Proveniente de um caderno de receitas dos anos 70/80 da minha mãe, as medidas originais desse bolo de cenoura servem facilmente uma família inteira no café da tarde, então reduzi pela metade para fazer na forma redonda, aquela de 20cm.

A versão com pumpkin spice fica ainda mais delícia e vai fazer sucesso na sua Páscoa!

bolo cenoura pumpkin 2

Ingredientes:
1 cenoura grande (mais de 150g)
1 xícara de óleo vegetal
2 ovos
150g de farinha de trigo (ou 1 e 1/2 xícara)
175g de açúcar (ou 1 e 1/2 xícara)
1 colher de chá bem cheia de fermento químico
1 colher de sopa de pumpkin spice

Como o equilíbrio entre a cenoura, que perde líquido ao ser batida, e os ingredientes secos interfere no resultado da “fofice” do bolo, o ideal é utilizar uma balança de cozinha. Mas quem tem balança de cozinha em casa? Eu uso um copo medidor que estima a quantidade de farinha para 150g (esse).

Comece lavando bem e ralando a cenoura. Você pode tirar as partes mais escurinhas da casca antes de ralar, se quiser. Coloque no liquidificador com os ovos e o óleo vegetal e deixe bater por cerca de 2 minutos em potência média.

Enquanto isso, peneire bem a farinha, adicione o açúcar e misture com um fouet ou uma colher. Em seguida, adicione a parte líquida e mexa bem, até que a massa fique homogênea. Finalize misturando o fermento e o pumpkin spice. Pode colocar mais ou menos, conforme seu gosto.

Despeje a massa em forma untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos, ou até passar no teste do palito.

bolo cenoura pumpkin 3

A cobertura pode ser um brigadeiro ou um ganache, como o que eu fiz. É muito fácil: só colocar uma barra de chocolate e a mesma medida de creme de leite (mas cuidado, observe o peso da barra de chocolate. Eu usei uma de 150g, então coloquei 150ml de creme de leite, mas algumas marcas já reduziram para 125g, 110g…) no microondas, por 30 segundos. Tira, mistura bem com uma espátula, mais 30 segundos… até ficar bem homogêneo. Aqui ficou pronto com um minuto e meio.

Tem como resistir?

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.