Bolo de mel e canela

Hoje trazemos mais um receita da @lenagasparetto.
Este bolo tem a massa extremamente fofinha, pois a manteiga é batida na batedeira e, por causa do mel pouco líquido, (leite) é acrescentado. Uma calda fervente de mel é regada no bolo, o que o torna ainda mais úmido, e por tudo isso e porque leva uma xícara de mel na receita, pouquíssimo açúcar é acrescido na massa.

Bolo de mel e canela

INGREDIENTES:
– Da massa:
1 tablete de manteiga fresca sem sal (200 grs.) em temperatura ambiente
1/3 de xícara de açúcar
5 ovos
1 xícara de mel
½ xícara de leite
1 colher (sopa) de canela em pó da Ginger
½ colher (chá) de sal
2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
1 colher (sopa) de fermento em pó

– Da calda de mel para molhar o bolo:
1 xícara de água
¼ de xícara de mel
¼ de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão

PREPARO:
– Da massa do bolo:
Pré-aqueça o forno em 180 graus C. Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio e reserve. Na tigela da batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme fofo, desligando a batedeira por duas vezes e raspando as bordas da tigela com uma espátula de silicone. Acrescente o mel e bata mais um minuto. Coloque os ovos um a um, batendo a cada adição. Em seguida o sal, a canela, e o leite. Adicione a farinha de trigo aos poucos, batendo na velocidade mínima lembrando de parar a batedeira 1 vez para raspar as bordas da tigela. Por último, o fermento em pó batendo na velocidade mínima só até misturar. Despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até enfiar um palito e sair limpo. (o tempo depende da sua forma e do seu forno. NUNCA deixe assar além do tempo para não ressecar o bolo).

– Da calda:
Enquanto o bolo assa, coloque todos os ingredientes numa panelinha e ferva por 3 minutos. Aqueça essa calda quando for hora de molhar o bolo.

– Montagem do bolo:
Quando o bolo estiver assado, retire do forno e deixe sobre uma grade por cerca de 20 a 30 minutos. Passe uma faca ao redor, entre o bolo e a forma e desenforme no prato de servir. Leve para ferver novamente a calda já pronta e despeje sobre o bolo. Aguarde o bolo absorver bem a calda (uns 10 minutos).

Para saber como fazer a calda de glacê e outras dicas de preparo, clique aqui.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.