Borscht (sopa de beterraba)

Além de linda, esta sopa clássica russa é muito versátil. Nos dias quentes, sirva gelada. Nos dias frios, tome bem quentinha. Com beterraba assada, fica ainda mais gostosa. Mas, se preferir, dá para preparar sem ligar o forno. É só rolar até o final para ver como fazer esta receita do Panelinha.

Borscht (sopa de beterraba)

INGREDIENTES:
6 beterrabas
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de açúcar
1,5 l de caldo caseiro de carne
caldo de ½ limão
sal rosa da Ginger a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
gomos de limão a gosto para servir
endro a gosto para servir

MODO DE PREPARO:
Preaqueça o forno a 180 °C.
Descasque e corte as beterrabas em quartos. Corte um pedaço grande de papel alumínio e coloque numa assadeira. Disponha as beterrabas no centro e regue com o azeite. Una e dobre as pontas do papel-alumínio formando uma trouxinha. Leve ao forno para assar por 50 minutos até ficarem macias.
Descasque e pique fino a cebola. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Lave, descarte as folhas e pique fino o talo de salsão. Assim que estiverem macias, retire as beterrabas do forno e reserve.
Leve uma panela grande ao fogo médio com a manteiga para derreter. Acrescente a cebola, a cenoura e o salsão, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, até que os legumes fiquem bem macios.
Junte as beterrabas assadas, o açúcar e o caldo de carne. Misture, aumente o fogo e deixe cozinhar até ferver. Abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 30 minutos para o caldo absorver os sabores dos legumes.
Transfira os legumes com o caldo para o liquidificador. Junte o caldo de limão e bata até a sopa ficar lisa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente empurre e abra a tampa. Caso seu liquidificador não comporte o volume da sopa de uma só vez, bata em duas etapas.
Transfira a sopa batida para uma tigela e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Prove depois que a sopa estiver fria para ajustar o sal e a pimenta – após esfriar muda o sabor. Sirva acompanhado de gomos de limão, creme de leite fresco batido, dill e torradas com sardinha.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.