Brandade de bacalhau

Declaramos aberta a temporada mais gostosa do ano: receitas de Natal!

Esse clássico francês tem duas grandes vantagens: pode ser preparado com o bacalhau desfiado (mais em conta) e é superversátil. Esta receita do Panelinha funciona como petisco charmoso, entradinha sofisticada e prato principal. E vai à mesa com vários acompanhamentos e na ceia de Natal.

Brandade de bacalhau

INGREDIENTES:
500 g de bacalhau salgado em lascas (desfiado)
4 batatas (600 g)
2 dentes de alho
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de azeite
sal rosa da Ginger a gosto
noz moscada em pó da Ginger a gosto
raspas de limão-siciliano a gosto (opcional)

MODO DE PREPARO:
No dia anterior ao preparo, faça a dessalga do bacalhau: coloque o bacalhau numa tigela grande e cubra com água. Cubra com um prato e leve à geladeira por 12 horas. Durante esse período, troque a água no mínimo 4 vezes.
Descasque e corte as batatas em 6 pedaços — as menores corte em quartos — transfira para uma panela média e cubra com água. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descasque. Adicione os dentes de alhos às batatas, junte 1 colher (chá) de sal leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até as batatas ficarem macias — espete com um garfo para verificar o ponto, evite deixar a batata cozinhar demasiadamente para não terminar com um purê aguado.
Assim que estiverem cozidas, escorra a água das batatas. Sobre uma tigela, passe os pedaços (e os dentes de alho) ainda quentes pelo espremedor e reserve (se preferir, utilize um amassador de batatas). Escorra a água do bacalhau dessalgado — é importante tirar bem o excesso de água, pois o bacalhau será refogado.
Passe um pano limpo (ou papel-toalha) na panela e volte ao fogo médio — nem precisa lavar. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o bacalhau dessalgado e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo bem com uma espátula para desmanchar as lascas em pedaços menores e o bacalhau ficar cozido.
Abaixe o fogo e acrescente o purê de batatas, mexendo bem para incorporar. Acrescente o creme de leite, tempere com noz moscada e misture delicadamente, até formar um purê cremoso. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal.
Sirva a brandade regada com mais azeite, raspas de limão siciliano e torradas.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.