Cinnamon rolls

A receita abaixo do blog da Helena Gasparetto é de simplesmente comer suspirando…

Cinnamon Rolls

INGREDIENTES
– Para a massa:
3 ovos
70 gramas de manteiga ou margarina
1 colher de chá de sal
½ kg de farinha de trigo peneirada
Manteiga derretida para pincelar

– Esponja
1 e 1/2 tabletes de fermento fresco (ou 1 e 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco)
2/3 de copo de leite morno
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa tiradas do ½ kg de farinha

– Para o recheio:
2/3 de xícara de manteiga derretida
1 e 3/4 xícara de açúcar
3 colheres de sopa (medidas/niveladas) de canela em pó da Ginger
2 xícaras de nozes picadas (opcional)

Para a cobertura:
Fondant comprado pronto
canela em pó da Ginger
gotas de água mineral

PREPARO
– Dos cinnamons:
Faça a “esponja”: Numa tigela misture o fermento, o açúcar, farinha e o leite. Mexa um pouco, e deixe crescer por uns 15 minutos.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga, os ovos inteiros, e o fermento crescido. Acrescente o sal.
Utilizando a pá/gancho própria para pães na batedeira, vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, até incorporar bem.
Deixe crescer numa tigela grande, untada com margarina derretida, até dobrar de volume. Este tempo depende da temperatura, umidade do ar, etc. Mas leva mais de uma hora.
Depois disso, numa superfície enfarinhada, coloque a massa, e amasse um pouco com as mãos, adicionando um pouco de farinha de trigo, aos punhados, (não muito), somente para a massa não grudar na mesa e nas mãos.
Com um rolo de massa, abra-a em retângulo, numa espessura de 1 cm de altura.
Numa panela, misture o açúcar, a manteiga e a canela. Leve ao fogo até a manteiga derreter, e a mistura ficar em forma de pasta. Reserve e utilize morna.
Espalhe com uma espátula por cima da massa.
Se optar pelas nozes ou pecãs picadas, espalhe sobre a mistura de açúcar/canela.
Enrole a massa feito um rocambole, enrolando-a e apertando-a à medida que enrola, para ela não ficar “frouxa”. Vá ajeitando com as mãos, nesse processo.
Com uma faca bem afiada, tipo de “chef”, corte em fatias de aprox. 3 a 4 cm de largura. Com a ajuda de uma espátula, transfira-as para uma assadeira untada e enfarinhada (ou, se tiver, use folhas de silicone, tipo “Silpat”), deixando um espaço de 3 cm entre as rodelas (quando crescerem, e assarem, elas se unirão). Depois disso, pincele manteiga derretida em cada um.
Deixe crescer novamente, até dobrarem de volume, e leve-as ao forno pré-aquecido em 180° por mais ou menos 25 minutos, ou até enfiar um palito e sair limpo. Espere amornar, e com uma faquinha, separe os pãezinhos, uns dos outros. Com uma espátula transfira para uma grade a fim de que resfriem por completo.

– Da cobertura:
Corte o fondant em pedaços, mais ou menos uns 200g, e coloque num refratário, com uma colher de sopa de água. Leve ao microondas na potência MÉDIA por uns 3 minutos. Veja se derreteu só o suficiente para misturar com a água. Se sim, adicione canela em pó a gosto. Se não, leve por mais um minuto potência MÉDIA e, se necessário, adicione mais algumas gotas de água.
Mexa com uma colher de sopa e com ela mesma, após os cinnamons estarem separados (separe-os cortando nas divisões com uma faquinha de ponta), faça movimentos de forma que caiam “fios” de fondant sobre os cinnamons. Ele secará em minutos.
Consuma-os mornos na hora ou guarde-os em recipiente bem fechado, por até dois dias em temperatura ambiente ou em geladeira por 4 dias e reaqueça-os no microondas na hora de comer.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.