Cinnamon rolls

Tem comida que é tão gostosa que mais se assemelha a um abraço. Para mim, tudo que envolve canela e forno entra nessa categoria porque só o perfume que sai do forno enquanto a receita tá assando já me deixa repleta de felicidade. Assim, quando vi essa receita de cinnamon rolls no canal Gastronomismo, não resisti.

A receita é meio trabalhosa, já vou avisando. Talvez seja a receita mais trabalhosa que já publicamos aqui. Apesar disso, o sabor inconfundível desses cinnamon rolls (pãezinhos de canela, numa tradução livre) certamente vale o esforço. Indicamos pegar uma daquelas tardes de fim de semana que você esteja meio entediado, buscando algo para fazer, e se surpreender com a gostosura dessa receita!

cinnamon rolls

Ingredientes:
3/4 de xícara de leite
1/4 de xícara de manteiga
3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 pacote de fermento biológico seco
1/2 xícara de açúcar refinado
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
1/4 de xícara de água
rolo de massa
Recheio:
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela da Ginger
Glacê:
1 e 1/3 xícara de açúcar de confeiteiro
3 colheres de sopa de leite

Mãos à massa! Primeiro, você deve colocar o leite numa leiteira e aquecê-lo até ferver. Pode usar leite sem lactose se tiver intolerância, eu usei e foi tranquilo. Ferveu o leite? Desliga o fogo, adiciona a manteiga (1/4 de xícara), dá uma mexidinha e deixa o leite aquecer a manteiga (ou a manteiga resfriar o leite :P). Reserve.

Em uma tigela, misture o fermento, o açúcar, o sal e 2 e 1/4 xícaras de farinha peneirada (a terceira xícara vai ser adicionada depois). Abra um buraco no centro e acrescente o ovo, a água e o leite com manteiga, que deve estar morno. A temperatura ideal é fria o suficiente para você colocar no pulso e aguentar o calor tranquilamente, como em mamadeira de bebê.

Utilize uma espátula para ir misturando os ingredientes secos à mistura molhada no centro da tigela aos poucos. Quando a mistura estiver bem homogênea, adicionar a xícara de farinha restante também aos poucos, incorporando bem.

Aí vem a parte chata: como é um pãozinho e usa fermento biológico, você vai precisar sovar a massa por no mínimo cinco minutos. Para isso, transfira a massa para uma superfície bem limpa e enfarinhada e amasse. Amasse bem, amasse com vontade, amasse lembrando daquela irritaçãozinha que você teve na semana ou na quantidade de trabalho que te espera segunda. Olhe para essa massa e lembre: isso é melhor que terapia e no fim você ainda sai com deliciosos cinnamon rolls.

cinnamon rolls

Amassou? Faça uma bolinha com a massa, pegue um pano limpo, respingue água no pano para deixá-lo levemente úmido e cubra a massa. Deixe crescer/descansar por dez minutos, enquanto você prepara o recheio. Para isso, é só misturar bem a manteiga, o açúcar mascavo e a canela. Se for fazer em um dia frio, dê uma aquecida de uns 15seg de microondas na manteiga, para facilitar.

Voltando para a massa, pegue um rolo e a abra (também em superfície enfarinhada) até que ela fique retangular. Quanto mais você abrir e afinar a massa, mais camadas vai ter no seu cinnamon roll. Como eu estiquei a massa até uns 35cm apenas e deixei ela gordinha, fiquei com poucas camadinhas no meu.

Em seguida, espalhe o recheio pela superfície da massa com a parte de trás de uma colher. Em um dos lados, deixe uma borda de cerca de um dedo sem recheio para conseguir colar bem a massa quando enrolar. Espalhe um pouco de água nessa bordinha e comece a enrolar a massa no outro lado, apertando bem enquanto enrola. Quando chegar na borda sem recheio, dê beliscadinhas entre a borda e a massa para fechar bem o rolinho.

Corte o rolo em 12 pedaços (ou mais, se quiser seus cinnamon rolls mais baixinhos). Primeiro faça marcas com o lado sem fio da faca, para garantir que os pedaços fiquem mais ou menos com o mesmo tamanho, aí é só cortar e espalhar os cinnamon rolls em uma forma untada e enfarinhada, deixando cerca de 1 a 2cm entre eles. Cubra a forma com um pano e deixe os cinnamon rolls crescerem por no mínimo meia hora.

Finalmente, você pode levar ao forno pré-aquecido em potência mínima e assar seus cinnamon rolls até ficarem bem douradinhos. Quando estiverem quase prontos, prepare o glacê misturando o açúcar de confeiteiro e o leite e decore respingando o glacê nos rolls recém saídos do forno.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.