Clafoutis de abóbora com couve e queijo meia-cura

Segunda Sem Carne: Clafoutis de abóbora com couve e queijo meia-cura!
Clafoutis é uma receita clássica francesa e esta receita do Panelinha ganhou versão salgada e virou hit. É daqueles preparos que encaixam na rotina e ajudam a incluir hortaliças no cardápio da semana. Além de ser uma delícia, funciona como uma fórmula – você pode adaptar e usar o que tiver na geladeira.

Clafoutis de abóbora com couve e queijo meia-cura

INGREDIENTES:
5 folhas de couve
2 xícaras (chá) de abóbora japonesa ralada sem casca (cerca de 180 g)
1 ¼ de xícara (chá) de queijo meia-cura cortado em cubos de 0,5 cm (cerca de 150 g)
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
azeite a gosto
noz-moscada em pó Ginger
sal rosa Ginger e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO:
Preaqueça forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário redondo de cerca de 24 cm de diâmetro e que comporte pelo menos 1,5 litros.
Lave, seque e com as mãos, puxe e retire os talos das couves. Rasgue as folhas em pedaços de cerca de 4 cm e fatie os talos em pedaços de 1 cm.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione os talos picados e refogue por 1 minuto. Acrescente a abóbora, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por 3 minutos, até murchar. Transfira para uma tigela e reserve.
Mantenha a frigideira em fogo médio, regue com mais um fio de azeite, adicione as folhas de couve rasgadas e refogue rapidamente, por 1 minuto. Desligue o fogo e reserve na própria frigideira.
Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado você não perde a receita. Acrescente a farinha aos poucos, misturando com o batedor de arame para não empelotar, até formar um creme. Misture o leite e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
Junte o refogado de abóbora com talos de couve ao creme, adicione o queijo e misture bem. Transfira a base do clafoutis para o refratário untado e, com uma pinça, distribua as folhas de couve, mergulhando de maneira rústica no creme, deixando algumas pontas para fora.
Leve ao forno para assar até o clafoutis estufar e dourar nas laterais, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva a seguir, com salada de tomate, cebola roxa, azeite e balsâmico.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.