Costelinha de porco com molho mediterrâneo de tomate

Pense numa costelinha rica, com um molho de tomate e vinho, perfumado com páprica defumada e limão. Não, não pense. Faça esta receita do Panelinha e experimente já!

Costelinha de porco com molho mediterrâneo de tomate

INGREDIENTES:
2 peças de costela de porco
1 cebola
2 dentes de alho
1 lata de tomate italiano pelado em pedaços (com o líquido)
2 xícaras (chá) de vinho tinto
2 xícaras (chá) de água
casca e caldo de 1 limão siciliano
1 folha de louro da Ginger
1 colher (chá) de tomilho da Ginger
1 colher (chá) de páprica defumada da Ginger
½ colher (chá) de pimenta calabresa seca
½ colher (chá) de sementes de erva doce da Ginger
1 colher (sopa) de óleo
½ colher (sopa) de sal rosa da Ginger

MODO DE PREPARO:
Corte as costelas em ripas e transfira para uma tigela.
Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Com um descascador de legumes, retire a casca do limão e reserve a polpa.
Leve ao fogo médio uma panela grande. De um lado, posicione a tigela com as costelinhas e, do outro, uma travessa. Quando a panela aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e doure cerca de 4 costelinhas por 3 minutos de cada lado. Transfira para a travessa.
Depois, mantenha a panela em fogo médio e junte a cebola na gordura da carne. Mexa por 3 minutos, raspando bem o fundo da panela.
Junte o alho, o louro e mexa por 1 minuto para perfumar. Tempere com o sal, a páprica defumada, a pimenta calabresa seca e a erva-doce. Misture bem.
Acrescente o tomate pelado com o líquido e misture por 1 minuto. Regue com o vinho tinto, junte a água e aumente o fogo.
Assim que começar a ferver, volte as costelinhas para a panela. Junte a casca de limão. Diminua o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos com a tampa entreaberta.
Em seguida, retire a tampa e deixe cozinhar por mais 10 minutos, até que a ponta dos ossinhos das costelas apareçam e o molho fique encorpado. Regue com o caldo de limão e sirva a seguir.

Nota:
Deixe a carne marinando no vinho com o tomilho e a casca de limão na noite anterior. Antes de dourar as costelinhas, escorra bem e reserve o líquido para o cozimento.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.