Curry de chuchu com maçã

Variar os temperos é um bom truque para manter a alimentação saudável. Num dia, o chuchu vai à mesa refogado; no outro, assado com cominho. Nesta receita do Panelinha aqui, ele é prato principal.

Quer deixar o prato vestido para o fim de semana? Folhas de coentro, fitas de coco e pimenta-dedo-de-moça combinam superbem.

Curry de chuchu com maçã

INGREDIENTES:
1 chuchu
1 maçã
1 cebola
1 dente de alho
caldo de 1 limão
2 colheres (chá) de Curry da Ginger
1 colher (chá) de cúrcuma da Ginger
1 colher (sopa) de azeite
1 ½ xícara (chá) de água
sal rosa da Ginger a gosto
pimenta dedo-de-moça fatiada a gosto
fitas de coco seco a gosto para servir
folhas de coentro a gosto para servir

MODO DE PREPARO:
Descasque, lave sob água corrente e seque bem o chuchu com um pano de prato limpo – para não escorregar na hora de cortar. Corte o chuchu em cubos grandes de cerca de 2,5 cm.
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Corte a maçã em quartos, descarte as sementes e passe pela parte grossa do ralador – use a casca da maçã para proteger os dedos. Regue com o caldo do limão – além de evitar que a maçã escureça, dá sabor ao molho.
Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Acrescente o curry, a cúrcuma e misture bem.
Adicione o chuchu, tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos para absorver os temperos. Junte a maçã ralada (com o caldo) e misture bem. Diminua o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos – o chuchu vai soltar o próprio líquido.
Abra a panela, regue com a água e misture bem. Deixe cozinhar por mais 20 minutos até o chuchu ficar macio e o caldo engrossar – mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Alguns chuchus demoram mais para cozinhar que os outros, se necessário regue com mais água para não secar e deixe cozinhar por mais tempo.
Transfira o curry para uma tigela e decore com a pimenta-dedo-de-moça fatiada, as fitas de coco seco e as folhas de coentro. Sirva a seguir com arroz.

OBS: não precisa tirar o miolo do chuchu. Caso tenha vindo com a semente, retire com uma colher e descarte.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.