Farfalle com atum e Toscana

O blend Toscana é, sem a menor dúvida, o blend favorito dos nossos clientes. Proveniente da cozinha italiana, que agrada pelos pratos coloridos, com diferentes sabores, aromas e texturas, o Toscana dá um toque apimentado que combina muito bem com essa receita que nasceu na cozinha da minha vó e é figurinha repetida aqui em casa: farfalle com atum.

farfalle atum

Além de muito saborosa, essa receita é baseada na simplicidade. Nada que veio da cozinha da minha vó poderia ser diferente…

Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo
1 cebola
1 dente de alho
1 lata de atum
cerca de 1/2 copo de água
200g de creme de leite
1 colher de sopa de extrato de tomate (opcional)
500g de farfalle
sal e Toscana à gosto

Separe duas panelas: uma grande, para cozinhar a massa, e outra para o molho. Corte o tomate e a cebola em cubos (o tomate pode ser em cubos maiores, pois vai derreter no molho) antes de acender o fogo.

Encha metade da panela maior de água, adicione uma pitada de sal e coloque a ferver. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho na panela menor, utilizando partes iguais de óleo e manteiga para evitar que a manteiga queime. Adicione o atum quando a cebola estiver macia e começando a dourar. Deixe refogar por uns dois minutos e adicione o tomate. Não deixe o molho secar: vá colocando pequenas quantidades de água enquanto o tomate cozinha.

Quando a água ferver, coloque o farfalle a cozinhar. É bom dar uma mexida para evitar que uma gravatinha grude na outra, porque depois é terrível de desgrudar. Respeite o tempo de cozimento da embalagem caso você não tenha a habilidade da minha vó de tirar na hora certa (intuição italiana é fogo!). O teste para o ponto certo de cozimento para uma massa al dente é simples: pegue uma gravatinha e morda. Ela deve estar macia e ter uma camadinha pequena branca por dentro, porque o calor do molho termina de cozinhar a massa.

Assim que o tomate murchar, adicione o creme de leite e acerte o sal. Se você quiser um molho mais bronzeadinho como o meu, misture uma colher de extrato de tomate e mexa bem por um minutinho.

farfalle atum 2

Sirva o farfalle coberto com molho e umas pitadas de Toscana. Garantia de sucesso!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.