Frango ao curry

Um dos blends de mais sucesso no nosso site, o Curry é uma mistura de temperos que conta com cominho, cúrcuma, coentro, cardamomo, canela e pimenta caiena. O toque adocicado da canela em conjunto com a pimenta caiena fazem do curry uma ótima base para molhos que acompanhem o frango. Hoje vamos mostrar uma das receitas mais tradicionais com este blend: frango ao molho de curry.

frango ao curry

Há diversas variações desta receita, mas aqui nos baseamos nessa versão do Gordelícias.

Ingredientes

500g de peito de frango cortado em cubos

200ml de creme de leite (leve ou fresco, dependendo de quão espesso você quer que o molho fique)

1 cebola picada

(cerca de) 4 dentes de alho

1 colher de sopa de Curry

2 xícaras de água

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

sal, pimenta e orégano a gosto

A primeira coisa a fazer é marinar o frango. Aqui em casa, usei apenas orégano, alho, sal e água até cobrir os pedaços do frango. Misturei bem e deixei descansar por cerca de meia hora.

Em seguida, é só juntar um fio de azeite e a manteiga numa panela (o azeite evita que a manteiga queime). Refogue a cebola e o resto do alho até a cebola murchar, adicione o frango marinado e cozinhe até que os pedaços de frango estejam douradinhos. Nesse ponto, adicione o curry, misture bem e deixe uns 2 min em fogo baixo, enquanto vai mexendo para o frango pegar bem o gosto do curry. Adicione água aos poucos, enquanto o caldo evapora, até que as 2 xícaras acabem.

Finalmente, desligue o fogo e adicione o creme de leite. O creme de leite de caixinha (leve) vai resultar num molho mais líquido, o creme de leite fresco (nata) vai resultar num molho mais espesso. Vai do gosto do freguês.

O truque é deixar para acertar a quantidade de curry, sal e pimenta nesse momento. Como o curry tem o gosto adocicado da canela, se você pesar a mão nele, nesse momento terá que compensar com sal e pimenta – acredite, eu passei por esse erro e não foi divertido. Então adicione o curry aos poucos, ok?

Sirva quentinho com arroz e coberto com uma pitada de orégano. Fica uma delícia!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.