Legumes à provençal

O tian de legumes, também conhecido como tian provençal, é uma receita de legumes francesa, especificamente da região da Provença. Em seu preparo são usados os mesmos ingredientes que no ratatouille mas, em vez de picadinhos em cubos e refogados, nesta receita os legumes são cortados em rodelas e assados no forno.
Confira abaixo o passo a passo do Tudo Receitas e aprecie este prato francês!

Legumes à provençal

INGREDIENTES:
1 unidade de abobrinha verde
1 unidade de berinjela
3 unidades de tomate
1 unidade de pimentão vermelho
2 unidades de cebola
2 dentes de alho
1 punhado de queijo parmesão ou mussarela ralado
azeite de oliva extravirgem
Provence da Ginger a gosto
sal rosa da Ginger a gosto

MODO DE PREPARO:
O primeiro passo desta receita francesa de legumes é reunir os ingredientes.
Em seguida descasque a cebola e corte em meias-luas. Leve ao fogo médio-baixo uma frigideira ou panela com azeite abundante (3 a 4 colheres de sopa) e refogue a cebola por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.
De seguida acrescente o pimentão cortado em fatias, e refogue por mais 5-6 minutos, ou até que a cebola fique marrom e o pimentão macio (como na fotografia). Espalhe esta base da receita de tian de legumes numa assadeira, e junte os alhos esmagados.
Lave e corte os tomates, a berinjela e a abobrinha em rodelas não muito finas nem muito grossas. Para isso pode usar uma mandolina/cortador de legumes, ou simplesmente uma faca.
Disponha os legumes em camadas alternadas na assadeira com o refogado, como na fotografia. Regue com um pouco de azeite, tempere com sal e as ervas de Provence, e cubra com papel alumínio. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 45-50 minutos.
Após esse tempo, retire os legumes assados e polvilhe o queijo. Leve de novo ao forno, desta vez a 200ºC, por 10-15 minutos, ou até o queijo gratinar e os legumes começarem a seca e a dourar.
Após o passo anterior, seus legumes à provençal estão prontos! Sirva como acompanhamento de, por exemplo, robalo assado, ou almôndegas. Bom apetite!

Dica:
Para conseguir um cozimento homogêneo e uma boa apresentação, escolha uma abobrinha, uma berinjela e tomates com a mesma grossura, ou seja, cujas rodelas tenham aproximadamente o mesmo diâmetro.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.