Legumes assados com páprica

Couve-flor, cenoura e rabanete ficam dourados, com um tostadinho caramelado que confere ao prato um sabor único, com um toque especial de páprica. O segredo desta receita do Panelinha para não perder o ponto é envolver bem cada pedaço com o azeite e os temperos, e montar a assadeira como manda a receita. Receita que, aliás, é praticamente uma técnica, que você pode aplicar a outras combinações de seus legumes favoritos.

Legumes assados com páprica

INGREDIENTES:
½ couve-flor (2½ xícaras de chá, cortada em floretes médios)
8 rabanetes
2 cenouras
1 ½ colher (chá) de páprica doce Ginger
3 colheres (sopa) de azeite
sal rosa Ginger e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO:
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
Descarte as folhas, a base do talo e corte a couve-flor em floretes médios. Transfira para uma tigela, cubra com água e lave bem. Retire os floretes da água em vez de escorrer — assim, eventuais sujeirinhas ficam no fundo. Deixe escorrer bem a água num escorredor enquanto separa o restante dos ingredientes.
Mantenha um pedaço do cabinho e, com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos rabanetes sob água corrente. Seque e corte cada um ao meio — se estiverem muito grandes, corte em quartos. Descasque e corte a cenoura ao meio no sentido da largura; a parte mais fina, corte em quartos, no sentido do comprimento; já a parte mais grossa, corte em 6.
Transfira os legumes cortados para uma assadeira grande e regue com o azeite. Tempere com a páprica, sal e pimenta a gosto. Misture bem para envolver todos os legumes com o azeite e os temperos e espalhe os pedaços na assadeira — quanto mais espaço tiver entre os legumes, mais dourados ficam.
Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que dourem — na metade do tempo, vire os pedaços com uma espátula para dourarem por igual. Retire do forno e sirva a seguir.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.