Muamba de galinha

Um dos pratos mais tradicionais de Angola é a muamba de galinha que consiste numa espécie de galinhada em que são cortados pedaços de galinha com um molho que combina uma série de ingredientes como óleo de dendê, quiabo, alho, abóbora entre outros. Confira a receita do site Cultura Mix.

Muamba de galinha

INGREDIENTES:
1 frango ou galinha
3 tomates
1 folha de louro da Ginger
1 cebola
3 berinjelas
3 abobrinhas
3 dentes de alho
1 limão
100 gramas de quiabo
250 gramas de farinha de milho
6 colheres de sopa de óleo de dendê
Pimenta malagueta
Sal rosa da Ginger a gosto

COMO FAZER:
O frango ou galinha deverá ser cortado em pedaços e temperado com sal a gosto. Coloque uma panela no fogo contendo os alhos e as cebolas devidamente descascados e picados. Adicione nessa panela também a folha de louro, o óleo de dendê, piripiri e o sumo de limão. Deixe no fogo até observar que os ingredientes estufaram. Ao observar que o frango começou a ficar tenro você deverá cortar e adicionar as berinjelas e as abobrinhas. Mexa a panela e aguarde enquanto está cozinhando.
Assim que estiver quase cozido é necessário acrescentar os quiabos que deverão estar devidamente limpos e cortados em rodelas. Para que o caldo fique mais grosso adicione farinha de milho previamente dissolvido em água. Em paralelo você deverá colocar 1 lito de água numa panela no fogo com um pouco de sal e aguarde enquanto ferve. Metade da farinha deverá ser desfeita em água morna e então acrescentado a água que está fervendo.
Com uma colher de pau mexa bem para que os gomos que forem se formando sejam desmanchados e aguarde enquanto ferve por cerca de 5 minutos. O resultado será um creme espesso, então despeje num prato e cubra o mesmo com outro prato. Quando for servir retire o prato que está de tampa e desenhe uma cruz em cima. O frango (galinha) com legumes é servido a parte.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.