Categories Menu

Posted by on jul 31, 2015 in Receitas | 1 comment

O bolo de churros mais delicioso do mundo

Não sei quem primeiro teve a ideia de fritar uma massa, adicionar açúcar e canela e recheá-la de doce de leite, mas a essa pessoa certamente devo muitos kgs na balança. Churros (ou churro?) é um dos presentes divinos à humanidade, então quando vi pipocarem receitas de bolo de churros por aí, um enorme outdoor de POR FAVOR FAÇA ISSO AGORA MESMO pipocou em minha mente.

bolo de churros

Acontece que não é assim tão fácil combinar o gostinho característico do churro e a fofura de uma massa de bolo. Além disso, aqui na minha cozinha não entra receita difícil, tem que ser tudo prático, rápido e gostoso. Então acabei adaptando a receita do Technicolor Kitchen (um dos meus blogs favoritos) ao meu gosto, o que resultou no bolo de churros mais delicioso do mundo – palavras dos vinte amigos que comemoraram meu aniversário com ele.

Ingredientes

120g de manteiga sem sal amolecida (uns 30seg. no microondas)

300g de açúcar cristal

2 ovos em temperatura ambiente

2 colheres de chá de canela da Ginger Temperos (faz diferença!)

300g de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento

2 pitadas de sal

160ml de leite integral

Primeiro, pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de 25cm de diâmetro. Em uma tigela, use uma peneira para arear a farinha e misture-a delicadamente com o sal e a canela. Reserve.

Bata os ovos, açúcar e a manteiga na velocidade mínima por 2 minutos ou até formar um creme liso e fofo. Retire a tigela da batedeira, adicione a mistura reservada aos poucos, mexendo com um fouet e acrescentando o leite quando precisar. Adicione o fermento e despeje a massa na forma, levando ao forno em seguida.

Asse por 20 a 30 minutos, até crescer e dourar. Aqui em casa o teste do palito é obrigatório: meu forno é muito potente e assa um bolo em 15 minutos, então fique de olho e adapte a receita ao seu forno.

Para o recheio (e/ou cobertura), você pode utilizar doce de leite pronto ou fazer leite condensado cozido na panela de pressão. Eu recomendo o leite condensado cozido, acho que fica mais gostoso e parecido com o churros de verdade. A Tati, do blog Panelaterapia, deu dicas ótimas de como fazer um leite condensado cozido perfeito na panela de pressão. Se for utilizar doce de leite pronto, é bom adicionar um pouco de creme de leite para ficar menos consistente.

Me diz se tem como resistir a uma receita dessas?

FacebookEmailPrintCompartilhar

1 Comment

  1. Olá!
    Minhas habilidades e conhecimentos culinários não são lá grande coisa…Tentei fazer 2 vezes a receita… o gosto do bolo ficou muito bom, porém ele não ficou fofinho! Cheguei a mudar de forno para fazer na 2x… a única coisa que usei diferente foi o leite ( usei desnatado zero lactose)… seria isso q está fazendo o bolo “abatumar”??? (P.s: fermento não vencido e não abri o forno!! Mas usei forma de silicone redonda –queria q ele ficasse mais bonito )

Trackbacks/Pingbacks

  1. O bolo de churros do André | Ginger Temperos - […] semana, recebemos do André uma variação da nossa receita de bolo de churros que ficou um espetáculo! A gente…

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *