Se tem uma coisa que a gente prioriza aqui na cozinha do QG da Ginger é a praticidade. E não tem coisa mais prática que receitas do tipo “one-pot”, ou seja, receitas nas quais você joga todos os ingredientes em uma única panela (ou frigideira) e sai com uma refeição completa sem complicação. Além de super simples e rápidas, essas receitas são ótimas para o dia-a-dia porque evitam aquele monte de louça para lavar no fim da refeição (ninguém merece!).

Para apresentar nosso novo blend, o Sicília, adaptamos essa receita maravilhosa de “one-pot” de frango com batatas e linguiça. Assim como o nosso sucesso Toscana, o Sicília possui forte inspiração da cultura gastronômica italiana. Diferente do sabor acentuado do Toscana, o Sicília conta com um mix de ingredientes que garante um sabor mais leve às receitas, contando com manjericão, orégano, tomilho, alecrim, alho granulado e em pó, cebola granulada e em pó e sal rosa do Himalaia.

one-pot frango

Ingredientes:
1/2 kg de linguiça fatiada grosseiramente
1 kg de peito de frango em cubos
1 kg de batatas asterix cortadas em rodelas grossas
2 tomates médios em cubos
1 cebola grande
2 colheres de chá de azeite de oliva
3 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de água
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher de sopa de pimenta do reino
1/4 xícara de vinho branco seco
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1/4 colher de sopa de erva doce
2 colheres de chá de Sicília

Para obter um frango bem temperado, é interessante mariná-lo por cerca de três horas antes de começar a cozinhar. Aqui, utilizamos um pouco de vinagre, suco de limão e alho granulado para garantir um frango bem saboroso.

Com o frango já marinado, comece refogando a linguiça com a erva doce em uma frigideira antiaderente grande por cerca de oito minutos. Reserve. Em seguida, refogue o frango na mesma frigideira, virando uma vez para garantir que ambos os lados fiquem bem cozidos. Deixe reservado junto à linguiça.

Aqueça o azeite na frigideira e adicione alho, cebola e uma colher de chá de Sicília. Deixe refogar por um minuto e adicione as batatas e a água, cobrindo bem e deixando cozinhar por cerca de 15 minutos.

Empurrando as batatas para o lado da frigideira, retorne o frango e a linguiça à frigideira. Adicione os tomates, o sal (aqui utilizamos cerca de 2 de colheres de sobremesa de sal rosa), a pimenta, o vinho, o vinagre e mais uma colher de chá do Sicília para finalizar. Cubra e cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 35 minutos.

Verifique o cozimento e, caso as batatas ainda não estejam macias, retire o frango e a linguiça e os transfira para uma travessa coberta, para mantê-los aquecidos, enquanto as batatas terminam de cozinhar (mais 8 minutos ou até ficarem macias). Eu tive sorte e as batatas cozinharam bem rapidamente e não foi necessária esta etapa. Finalmente, cubra o frango e a linguiça com o conteúdo da frigideira, decore com um raminho de salsa, se quiser, e bom apetite!

one-pot frango com linguiça

Essa receita fica ótima também com batatas inglesas, batata doce e batata baroa (mandioquinha), só tempo de cozimento é que irá variar.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share