Panqueca de banana

Quem disse que uma banana nanica não faz um café da manhã bonzão? Esta receita de panqueca de banana do Panelinha é ótima para variar o cardápio e fica uma delícia servida com mel, iogurte, geleias e frutas.

Panqueca de banana

INGREDIENTES:
1 banana-nanica madura
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
⅓ de xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de óleo (ou manteiga derretida)
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de canela em pó da Ginger
1 pitada de sal
óleo (ou manteiga) para untar

MODO DE PREPARO:
Quebre o ovo numa tigela média. Junte o açúcar, a canela, o sal e mexa bem com o batedor de arame até começar a espumar. Adicione o leite e o óleo e misture bem.
Acrescente a farinha e misture novamente para incorporar e desmanchar os gruminhos. Deixe a massa descansar por 10 minutos – isso deixa a panqueca mais levinha.
Passado o tempo de descanso, misture o fermento em pó na massa. Descasque e corte a banana em fatias de 0,5 cm.
Leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo médio (nós usamos uma de 15 cm de diâmetro). Quando aquecer, com um pedaço de papel-toalha, unte o fundo da frigideira com óleo (ou manteiga). Coloque 1 concha da massa no centro da frigideira – a massa da panqueca fica no formato redondo sozinha, não tente espalhar com uma espátula pois a panqueca pode ficar solada.
Disponha metade das rodelas de banana sobre a massa, uma ao lado da outra e deixe dourar por 2 minutos, até a as bordas começarem a firmar e o centro da massa inflar ao redor das bananas.
Com uma espátula, vire a panqueca e mantenha em fogo baixo por 2 minutos para dourar o outro lado por igual. Transfira para um prato e repita com o restante da massa, untando a frigideira novamente. Sirva as panquecas ainda mornas com mel e iogurte cremoso.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.