Pão de alho com chimichurri

Dentre as muitas delícias de um churrasco, um petisco que não pode faltar é o pão de alho. Saboroso e super prático, o pão de alho é perfeito para servir enquanto a carne está assando, pois fica pronto em poucos minutos.

Pra quem é fã de um bom pão de alho e não possui churrasqueira em casa, há um modo muito fácil de reproduzir o petisco no forno convencional. Testamos e aprovamos essa receita de pão de alho com chimichurri!

pão de alho com chimichurri

Ingredientes (para cinco pães franceses tamanho normal):
5 colheres de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de maionese
3 colheres de chá de alho picado
3 colheres de chá de chimichurri
sal à gosto

Para misturar a manteiga à maionese e formar um creme bem homogêneo, você vai precisar aquecer a manteiga de leve no microondas. Tem que ser manteiga mesmo, já que a margarina não amolece nem endurece, ok? 30 segundos e uma boa mexida depois do microondas são suficientes.

Em seguida, adicione o alho (que pode ser aquela pastinha de alho pronta ou picado na hora) e o chimichurri e misture bem, até que todos os ingredientes formem um creme liso. Nesse momento, você pode acertar o tempero: se quiser um sabor mais suave, mantenha apenas 3 colheres de chá de alho e de chimichurri e só acerte o sal. Se quiser a experiência completa do pão de alho com chimichurri, adicione mais alho e chimichurri até completar 5 colheres de chá de cada. Lembre-se de sempre manter a proporção 1:1 entre os dois temperos.

Corte os pães franceses (ou de sal, ou de trigo, ou cacetinhos, aquele pãozinho clássico de padaria que você dá o nome que quiser) em fatias, sem chegar até o final. Mais ou menos como a gente fez no pão italiano recheado, lembra?

Aí é só rechear com o creme de alho e embrulhar em papel alumínio. Se sobrar um pouco de creme depois de preencher bem as fatias, espalhe por cima do pãozinho.  Deixe na geladeira por alguns minutos – a manteiga vai fazer o creme endurecer, garantindo que não derreta no forno ou churrasqueira e fique bem molhadinho de recheio por dentro.

Depois de resfriado, é só colocar ainda embrulhado no forno convencional por cerca de 15 minutos a 230ºC, desembrulhar e deixar dourar por mais uns minutinhos, ou desembrulhar e levar direto à churrasqueira.

Fica um absurdo de bom!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.