Pão italiano recheado com Toscana e Gorgozola

O QG da Ginger tem um amor todo especial pela cozinha italiana, não à toa criamos dois blends baseados na terra em formato de bota: o Toscana e o Sicília. A receitinha de hoje vem de lá, com a praticidade que nossos clientes adoram, perfeita para petiscar com os amigos: um delicioso pão italiano recheado com gorgonzola, mozarela e seu tempero Ginger favorito.

pão italiano recheado

Ingredientes:
01 pão italiano
100g de gorgonzola
200g a 300g de creme de leite
100g de mozarela
Toscana (ou seu tempero Ginger favorito) à gosto

Para começar, você vai pegar seu pão italiano – que é aquele pão redondo e grande da padaria, com casquinha bem crocante e macio por dentro – e cortar como se fosse fatiá-lo, mas sem chegar ao final. Faça isso de um lado ao outro do pão e o vire, fatiando novamente na direção contrária (se você estava cortando horizontalmente, corte verticalmente agora). Assim o pão vai ficar com cortes transversais, lembrando um casco de tartaruga. Coloque em uma travessa coberta com papel alumínio suficiente para cobrir o pão depois e reserve.

Em seguida, coloque o creme de leite, o gorgonzola e quanto você quiser de tempero a bater por meio minuto no liquidificador. Eu usei uma colher de sopa de Toscana, o que deixou o recheio com um leve toque picante, mas você pode escolher: o Chimichurri, Sicília e até o Provence são ótimas opções. Você pode também diminuir ou aumentar a quantidade de tempero, conforme o gosto do freguês.

Nesse pão recheado da foto, eu utilizei 150g de mozarela e 200g de creme de leite. Indico usar mais 100g de creme de leite e reduzir a mozarela, porque o que faz essa receita gostosa é o pão ensopado no molho. Como coloquei menos creme de leite, o recheio ficou mais consistente e não chegou ao fundinho do pão.

E a mozarela? Bom, sobrou e virou essa indecência aí em cima.

pão italiano recheado 2

Com o recheio pronto, você vai despejá-lo dentro dos vãos entre as fatias que fez no pão. Essa é uma boa hora para ter um ajudante (mirim ou não), porque fica mais fácil um ir abrindo o pão e o outro despejar o recheio. Em seguida, faça o mesmo com a mozarela e salpique mais um pouco de tempero por cima.

Feche o papel alumínio e asse por 20 a 30 minutos a 180ºC. Você pode servir como petisco, terminando de cortar as fatias e espalhando em um prato com palitos. Vai fazer sucesso!

Share

1 comentário

  1. Pingback: Pão de alho com chimichurri | Ginger Temperos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.