Peru de Natal

Aprenda a fazer esse assado para sua ceia de Natal com a receita de Heloisa Bacellar para o Paladar Estadão.

Peru de Natal

INGREDIENTES:
1 peru de 6 kg
1 xícara de azeite de oliva
2 cebolas grandes
6 dentes de alho picadinhos
1,5 litro de vinho branco seco
Chimichurri da Ginger a gosto
2 talos de salsão
1 cenoura grande
Sal rosa da Ginger e pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO:
Coloque o peru numa assadeira grande, na véspera. Faça uma pasta com uma cebola, alho, Chimichurri, sal, pimenta e azeite e besunte o peru por dentro e por fora. Regue com vinho, cubra com alumínio e deixe marinar na geladeira por 12 horas.
Retire o peru da geladeira 2 horas antes de assar. Aqueça o forno a 180ºC.
Corte a outra cebola, o salsão e a cenoura em cubinhos. Espalhe na assadeira, cubra com papel-alumínio, para que a carne do peru fique bem macia e leve ao forno. Asse por 3 a 4 horas, regando de meia em meia hora com o caldinho da assadeira, até que a carne esteja cozida e macia e as coxas estejam se movendo com facilidade. Tire o papel-alumínio e deixe no forno por mais uns 20 minutos para dourar. Retire a assadeira do forno e transfira o peru para uma travessa grande.
Descarte a gordura da assadeira com uma concha (se quiser, reserve 1/2 xícara para farofa). Se o molhinho da assadeira estiver muito pastoso, junte um pouco de água e deixe ferver por 1 minuto, ou reduza se estiver muito aguado. Ajuste o sal e a pimenta e coloque numa molheira. Sirva o peru com farofa ao redor e o molho ao lado.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.