Purê de batata com aspargos

Esse purê de batata rústica com aspargos do Tudo Receitas é uma receita super prática: não precisa usar espremedor de batatas, não precisa de leite e nem de manteiga e, ainda assim, fica super saboroso. Ótima opção para quem não pode consumir produtos lácteos ou para quem quer diminuir o consumo.

Purê de Batata com Aspargos

INGREDIENTES:
300 gramas de batata bolinha vermelha
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
300 gramas de aspargos frescos
2 xícaras de folhas de espinafre
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
sal rosa da Ginger e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO:
Primeiro de tudo: limpe muito bem as batatas e coloque para cozinhar. Encha uma panela com água fria, coloque as batatas dentro e leve ao fogo. Cozinhe por mais ou menos 20 minutos, até você enfiar um garfo e ele não sentir resistência para furar a batata.
Enquanto as batatas cozinham, corte os aspargos. Primeiramente corte a parte mais fibrosa, mais ou menos na metade dele.
Cozinhe as pontas de aspargo no vapor, mais ou menos 5 minutos – depende da grossura do seu aspargo. No final o aspargo deve ficar com cara de cozido, mas ainda durinho.
Assim que terminar de cozinhar os aspargos no vapor, mergulhe-os numa vasilha com água com gelo – isso vai fazer o cozimento parar (ele vai se manter crocante) e ainda vão ficar com um verde mais vibrante, mais apetitosos!
Pique os aspargos, deixando a parte da flor intacta, para enfeitar este seu purê de batata sem manteiga.
Drene as batatas e salve uma xícara da água do cozimento. Volte com as batatas para a mesma panela, deixe em fogo médio e vá mexendo as batatas, para elas secarem um pouco. Depois amasse com a ajuda de um amassador ou então com um garfo.
Acrescente nas batatas o azeite, o queijo ralado, o sal, a pimenta e os talinhos de aspargos. Mexa bem e, se achar que está muito seco, vá adicionando a água do cozimento que você separou, até ficar na textura desejada.
Por último adicione as folhas do espinafre e mexa até elas murcharem – não precisa cozinhar o espinafre antes, as folhas vão cozinhar o suficiente com o calor das batatas e da panela.

DICAS:
Não precisa descascar as batatas, cozinhe com casca para que elas não fiquem úmidas.
Não jogue fora as pontas fibrosas dos aspargos, pique bem pequeninas e use em molhos, refogados, pães…
É importante deixar pedaços grandes de batata e não retirar a casca, ela acrescenta sabor e textura para este purê de batata sem lactose!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.