Queijo de iogurte temperado

Sucesso garantido no happy hour, o queijo de iogurte é daquelas receitas que entram para a rotina da casa. Sirva esta receita do Panelinha pura, com azeite ou use de base para criar novas combinações.

Queijo de iogurte temperado

INGREDIENTES:
4 potes de iogurte natural (170 g cada)
1 colher (chá) de sal rosa da Ginger
folhas de hortelã picadas a gosto
azeite a gosto
Za’atar da Ginger a gosto
sal rosa da Ginger a gosto

MODO DE PREPARO:
Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela funda – se a tigela for rasa, o soro drenado fica em contato com o iogurte.
Numa tigela, misture o iogurte com o sal e transfira para a peneira forrada. Leve para a geladeira e deixe drenar por 8 a 12 horas – o iogurte vai liberar o soro aos poucos e ficar com a consistência de uma coalhada firme. Se necessário, durante a drenagem, descarte o líquido para evitar o contato do soro com o iogurte. Assim que estiver firme, retire da geladeira.

Para temperar com hortelã: numa tigela pequena, misture metade do queijo com a hortelã picada e 1 colher (sopa) de azeite. Prove e acerte o sal. Regue com um fio de azeite e decore com folhas de hortelã.

Para temperar com za’atar: numa tigela, coloque cerca de 3 colheres (sopa) de azeite. Com o auxílio de 2 colheres de sobremesa, raspe e modele o restante do queijo, formando bolinhas. Transfira para a tigela com azeite, tempere com za’atar a gosto e regue com mais um fio de azeite.
Sirva a seguir com torradas ou crudités de legumes. Conserve na geladeira, coberto com filme, por até 5 dias.

Para dobrar a receita:
Use 8 potes de iogurte, mas apenas 1 ½ colher (chá) sal.

Não tem pano?
Pode usar dois filtros de café descartáveis (tamanho grande) abertos (corte uma das laterais).

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.