Quibe assado de berinjela

Vale a pena testar esta receita vegana de quibe do Presunto Vegetariano. Feita com berinjela, veja como fazer para sua ceia.

Quibe assado de berinjela

INGREDIENTES:
1 berinjela grande (a minha tinha cerca de 500g)
3 dentes de alho grandes
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 colher (de sopa) de tahine (opcional)
Suco de 1 limão tahiti
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
1 colher (de sopa) de hortelã desidratada
1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 e 1/2 xícara (de chá) de água fervente
Sal rosa da Ginger a gosto
Pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO:
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Corte uma berinjela grande ao meio, no sentido do comprimento e faça cortes cruzados sobre sua superfície, formando losangos. Deixe estas metades da berinjela de molho em um litro de água com 1 colher de sopa de vinagre por 15 minutos.
Coloque estas metades da berinjela em uma assadeira forrada com papel manteiga, juntamente com 3 dentes de alho grandes, regue com cerca de 2 colheres de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e leve para assar por 30 minutos ou até a polpa estiver macia.
Coloque o trigo para quibe em uma vasilha, adicione a água fervente, misture e deixe hidratando até a água secar totalmente, o que vai levar cerca de 15 minutos.
Retire a assadeira do forno e espere esfriar um pouco. Raspe toda a polpa da casca com o auxílio de uma colher e coloque em uma vasilha. Adicione os alhos assados picados, a cebola picada, o tahine, o limão, o cheiro verde, a hortelã e misture. Adicione o trigo hidratado e misture novamente. Tempere com mais sal, misture e coloque esta mistura em uma travessa ou forma untada com cerca de 20cmx20cm.
Leve para assar a 240ºC por 40 minutos ou até o quibe ficar levemente corado. Regue com azeite para servir e está pronto!

Dicas:
Caso não encontrar uma berinjela grande, use duas pequenas ou duas médias. A quantidade de berinjela a mais não atrapalhará na liga, pelo contrário, será até melhor (e ainda vai dar um gostinho a mais no seu prato)!
Você não precisa deixar de molho, isso serve para tirar o gosto amargo forte que a berinjela tem.
Se preferir, deixe o trigo para quibe de molho na água em temperatura ambiente por 2 horas, o trigo vai ficar até melhor. Só lembre de escorrer e apertar bem para tirar toda a água, para não deixar seu quibe “encharcado”, e caso ficar, adicione farinha de trigo branca ou integral para ajudar na liga.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.