Ragu de cenoura

Tem vegetariano por aí? Olha esse ragu de cenoura cheio de especiarias! A versão do Panelinha de ras hel hanout, misturinha de temperos típica do Marrocos, é o segredo deste prato super aromático.

Ragu de cenoura

INGREDIENTES:
8 cenouras
2 cebolas
2 xícaras (chá) de água
1 ½ colher (sopa) de azeite
3 bagas de cardamomo da Ginger
1 colher (chá) de sementes de erva-doce da Ginger
1 colher (chá) de páprica defumada da Ginger
½ colher (chá) de cominho em pó da Ginger
½ colher (chá) de gengibre em pó da Ginger
½ colher (chá) de canela em pó da Ginger
3 cravos-da-índia da Ginger
1 folha de louro da Ginger
1 ½ colher (chá) de sal rosa da Ginger
noz-moscada da Ginger ralada na hora a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO:
Lave, descasque e corte as cenouras ao meio, no sentido do comprimento. Fatie cada metade em meias-luas de cerca de 1 cm de espessura. Descasque e pique fino as cebolas. Com uma faca, abra as bagas de cardamomo, retire e pique fino as sementes (se preferir, bata num pilão).
Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até dourar.
Adicione o azeite restante e junte a cenoura fatiada. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem levemente macias. Junte as sementes de cardamomo e de erva-doce, adicione a páprica, o cominho, o gengibre em pó, a canela, os cravos-da-índia e a folha de louro. Tempere com o sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Misture bem.
Regue com a água e mexa bem, raspando o fundo da panela, para dissolver os queimadinhos. Mantenha por aproximadamente 15 minutos, com a tampa entreaberta, até que as cenouras cozinhem e formem um molho ralo e perfumado – mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Se as cenouras ainda estiverem firmes, regue com um pouco mais de água e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.