Risoto de abóbora com champignon

Um delicioso risoto, fácil de preparar e muito nutritivo, levemente adocicado do site Chefe Vegano.

Risoto e abóbora com champignon

INGREDIENTES:
Abóbora
Arroz
Azeite de oliva
Cebola
400gr cogumelo champignon
Coentro, cominho, cúrcuma, salsa e sal rosa da Ginger a gosto
Pimenta preta a gosto
Vinho branco
Molho shoyu

MODO DE PREPARO:
Descasque a abóbora cabotiá, retire as sementes e corte em pedaços pequenos. Refogue uma cebola picada em azeite de oliva e depois de dourada, coloque os pedaços de abóbora e um pouco de água, deixe em fogo alto para ir cozinhando e desmanchando a abóbora, vá adicionando um pouco de água conforme necessário, até virar um creme. Adicione os temperos a gosto.
Fatie os cogumelos champignon frescos e coloque numa panela ou frigideira com um pouco de azeite e os cogumelos e deixe em fogo baixo para ir cozinhando lentamente por uns 5 minutos (se deixar muito tempo ele vai diminuir de tamanho muito), coloque uma tampa pois o cogumelo larga bastante liquido e se não tampar vai evaporar. No final adicione um pouco de molho shoyu e reserve.
Para o arroz, coloque um pouco de azeite e frite levemente o arroz, adicione vinho branco, ao evaporar o vinho branco vá adicionando caldo de legumes ou água quente, mexendo sempre sem parar para que o arroz solte o amido e fique cremoso. Pode colocar um pouco de sal, mas lembre-se que na abóbora já tem sal e no shoyu também, então o ideal é deixar para o final para experimentar e ver como ficou antes de adicionar mais sal.
Quando o arroz estiver ao seu gosto, adicione o creme de abóbora e os champignons e misture bem e sirva!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.