Risoto vegano de cúrcuma e legumes

Cremoso sem levar nadinha de manteiga ou outros derivados de leites, essa receita do Plantte é uma ótima opção para almoços em família e amigos, ou até para um jantar romântico. É bem fácil de ser preparado e fica uma delícia, garanto.

Risoto vegano de cúrcuma e legumes

INGREDIENTES:
1/2 pimentão vermelho
4 xícaras de caldo de legumes caseiro
1 colher (chá) de cúrcuma da Ginger
fio de azeite de oliva
1 cebola média, picada
1 colher (chá) de cominho em pó da Ginger
2 colheres (chá) de sal rosa da Ginger
1 xícara de arroz arbóreo cru
1/2 xícara de vinho branco
1 abobrinha média, cortada em cubos pequenos
1 punhado de ervilhas tortas, cortadas em pedaços menores
1 xícara de tomates cereja, cortados em dois
1/4 de xícara de amêndoas laminadas (opcional)

MODO DE PREPARO:
Comece assando o pimentão vermelho. Em um forno pré-aquecido, asse o pimentão a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que ele esteja macio e com sua pele escura. Quando estiver pronto, coloque em um recipiente tampado para abafar o calor e, alguns minutos depois, descasque-o e elimine suas sementes. Corte-o em tirinhas.
Enquanto o pimentão assa, prepare o risoto. Em uma panela grande, adicione o caldo de legumes caseiro e a cúrcuma. Misture bem e ferva. Quando ferver, reduza o fogo para baixo.
Em outra panela, adicione a cebola já picada, um fio de azeite de oliva, o cominho e o sal e refogue até que a cebola esteja levemente dourada.
Adicione, então, o arroz arbóreo e mexa por alguns segundos. Junte o vinho branco e mexa bem com uma colher de pau, inclusive o fundo da panela, de modo a garantir que nada esteja grudado nela. Cozinhe com o vinho até que ele se dissolva. O ponto é conseguir fazer uma linha no meio da panela com a colher e não escorrer líquido nessa linha.
Em seguida, adicione aos poucos o caldo de legumes já temperado com a cúrcuma, de xícara em xícara. Você vai notar que o arroz vai começar a cozinhar.
Quando o risoto estiver quase finalizado e ainda tiver um pouco de caldo de legumes, adicione a abobrinha, a ervilha torta e o tomate cereja. Prove e ajuste os temperos, caso seja necessário. Cozinhe até que esteja pronto. O ponto do arroz deve ser al dente.
Antes de servir, junte as tiras de pimentão vermelho assado e as amêndoas laminadas. Misture bem e sirva.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.