Salada de grão-de-bico, cogumelos e batatas

Esta salada é bem diferente, gostosa, temperadinha e colorida para a ceia de Natal. E o melhor: esta receita do Presunto Vegetariano é vegana!

Salada de grão-de-bico, cogumelos e batatas

INGREDIENTES:
1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
2 batatas inglesas médias
200g de cogumelos Paris limpos fatiados
1/2 xícara (de chá) de salsa da Ginger
1/2 xícara (de chá) de cebola roxa bem picada (ou alho-poró)
1/2 xícara (de chá) de azeitonas pretas picadas
1 xícara (de chá) de ervilhas congeladas (já descongeladas)
Suco de 2 limões Tahiti grandes (cerca de 1/3 de xícara)
1/4 de xícara (de chá) de azeite
Sal rosa da Ginger a gosto
Pimenta do reino moída a gosto

MODO DE PREPARO:
Coloque o grão-de-bico cru em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas (o molho não só ajuda a deixar o grão-de-bico mais macio, como também ajuda a eliminar os fitatos).
Escorra, lave e coloque na panela de pressão. Cubra com 2 dedos de água e deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos depois que pegar pressão e desligue. Escorra e, se quiser, retire as cascas (remover as cascas auxilia na digestão). Reserve.
Cozinhe 2 batatas médias como preferir. Cozinhei na panela de pressão, em fogo médio, cobertas por dois dedos de água por cerca de 6 minutos depois que pegou pressão. A faca deve atravessar as batatas com facilidade. Retire as batatas com cuidado, descasque quando estiverem mornas e pique em cubos grandes. Reserve.
Em uma frigideira antiaderente e em fogo médio, refogue os cogumelos Paris já limpos e fatiados em um fio de óleo ou azeite, até a água que liberarem secar, o que vai levar cerca de 8 minutos. Reserve também.
Em uma vasilha grande, coloque o grão de bico cozido, as batatas, as ervilhas, os cogumelos, adicione a salsa, a cebola roxa, as azeitonas e misture delicadamente.
Tempere com suco de limão (geralmente uso o que sugeri na lista de ingredientes), com azeite (também uso a quantidade sugerida), e com sal e pimenta a gosto.
Misture mais uma vez e delicadamente. Leve para a geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Está pronto!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.