A receita de hoje é campeã: já fiz várias vezes e sempre é sucesso, mesmo para quem não é fã de lentilha. O aroma e o sabor são tão incríveis que fica difícil resistir a outro prato.
Quem me ensinou essa maravilha (inspirada nesta receita do Epicurious) foi o Jimmy McManis, num almoço lá no Recreio, há muito tempo numa galáxia muito, muito distante e desde então não parei de reproduzir.
Ingredientes:
2 xícaras de lentilha
6 xícaras de água
1 folha de louro
1 colher de chá de sal rosa
1 cebola média finamente picada (1 xícara)
2 cenouras cortadas em cubos (1 xícara)
2 aipos cortados em cubos pequenos (1 xícara)
1 colher de sopa de alho picado
1/2 colher de chá de tomilho
1/4 colher de chá de pimenta do Reino moída
1/2 xícara + 2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/4 xícara de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de mostarda Dijon
340g de linguiça defumada
Coloque as lentilhas, a água e a folha de louro para ferver em uma panela, em seguida, reduza o fogo e deixe ferver, coberta, até a lentilha ficar quase macia, por cerca de 15 minutos. Adicione 1/2 colher de chá de sal e continue cozinhando por 3 a 5 minutos, até que a lentilha esteja macia mas não se desmanchando.
Enquanto a lentilha ferve, cozinhe a cebola, cenoura, aipo, alho, tomilho, 1/4 colher de chá de sal e uma pitada de pimenta em 2 colheres de óleo em uma frigideira, em fogo moderadamente baixo, mexendo ocasionalmente e adicionando água aos poucos, até que os vegetais amoleçam de leve (7 a 9 minutos).
Faça um vinagrete misturando vinagre, mostarda e 1/4 de colher de chá de sal e uma pitada de pimenta em uma tigela. Adicione 1/2 xícara de óleo aos poucos, mexendo até misturar bem.
Escorra as lentilhas em uma peneira, descartando a folha de louro, e devolva à panela juntamente com a mistura de vegetais e o vinagrete. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até aquecer. Mantenha quente, coberto.
Doure a linguiça em uma frigideira, virando uma vez, por cerca de 2 minutos. Junte à lentilha, aos vegetais e ao vinagrete.
Daí é só felicidade.
Pingback: Feliz ano novo! | Ginger Temperos