Também chamada de salsinha, ela está entre os temperos mais usados em cozinhas brasileiras.
Planta herbácea que pode alcançar 15 cm de altura, possuindo talos floríferos que podem chegar a 60 cm, teve origem na Europa (Mediterrâneo) e foi trazida para o Brasil na época da colonização pelos portugueses. Formando uma roseta de folhas muito divididas, o sabor da Salsa é suave e a torna uma das mais populares ervas aromáticas.

A salsa é um dos temperos mais comuns da mesa brasileira. Ainda bem! Pesquisas já mostraram que ela é rica em vitaminas A, B1, B2 e C, além de carregar sais minerais como cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro.
E tem mais! Um estudo do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que esse vegetal diminui o risco de formação de trombos e coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames. Mas, claro, o consumo deve ser frequente para colher esses benefícios.

Como usar?
A salsa é muito versátil e pode ser usada para temperar praticamente qualquer tipo de prato. Molhos, risotos, carnes, peixes, omeletes, saladas e sopas ganham um sabor especial com ela. Misturada à manteiga, a salsa forma uma ótima base para sanduíches e canapés.