Tagine Rápida de Peixe

A receita adaptada do Panelinha a seguir é um abuso de sabor. Esse cozido de peixe, bem perfumado, é a prova de que você não precisa sair de casa para viajar o mundo.

Tagine Rápida de Peixe

INGREDIENTES:
4 postas de cação sem a pele
1 cebola
1 dente de alho
1 lata de grão-de-bico cozido (265 g)
1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
1 xícara (chá) de água
2 colheres (chá) de mel
raspas e caldo de 1 limão siciliano
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de cominho em pó da Ginger
1 colher (chá) de cúrcuma da Ginger
1 canela em rama
1 pitada de pimenta caiena da Ginger
folhas de coentro a gosto
sal rosa da Ginger a gosto

MODO DE PREPARO:
Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e seque o limão siciliano; com um zester (ou ralador) faça raspas da casca e esprema o caldo numa tigela. Reserve. Sobre uma tigela, passe o grão-de-bico por uma peneira e deixe escorrer bem a água. Se quiser, reserve a água do grão-de-bico para outra receita. 
Leve ao fogo médio uma frigideira grande com bordas altas (se preferir, utilize uma caçarola). Quando aquecer, regue com o azeite e adicione a cebola. Tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. 
Acrescente o alho, o cominho, a cúrcuma, a pimenta caiena e a canela em rama. Mexa por cerca de 1 minuto para perfumar. Junte o tomate pelado (com o líquido), as raspas e o caldo do limão. Regue com a água e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. 
Adicione as postas de cação, tempere com mais um pouco de sal e deixe cozinhar por 5 minutos – o peixe deve ficar cozido, mas ainda macio. Junte o grão-de-bico e regue com o mel. Misture e deixe cozinhar por mais 2 minutos, apenas para aquecer. Enquanto isso, lave e seque as folhas de coentro. 
Desligue o fogo. Com uma espátula, parta as postas de peixe em pedaços médios, retire e descarte o ossinho de cada uma. Salpique folhas de coentro e sirva a seguir, com o molho que se formou na frigideira. Fica perfeito com cuscuz marroquino.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.