Vaca atolada, por Lélia Furtado

A receitinha de hoje do Espaço do Cliente vem da querida Lélia Furtado, que fez sua própria versão da receita de vaca atolada do Panelinha. Para incrementar o sabor, a Lélia utilizou um dos blends favoritos de nossos clientes, o Toscana, que dá um toque da cozinha italiana nas refeições.

Uma ótima opção para reproduzir no almoço do fim de semana, não acham?

vaca atolada Lelia

Ingredientes:
1,5 kg de costela bovina
1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
2 cebolas médias picadas fino
3 dentes de alho descascados e assados
2 tomates descascados e sem sementes, picados
1 colher (sopa) de vinagre
1 litro de água
2 colheres (sopa) de óleo
3 mandiocas descascadas e cortadas em rodelas de cerca de 2 cm
folhas de salsinha fresca
Toscana à gosto

Numa tigela, tempere as costelas com sal e pimenta-do-reino. Salpique a farinha de trigo e misture.

Leve uma panela de pressão com o óleo ao ao fogo médio. Quando aquecer, frite as costelas, em etapas, até dourarem por todos os lados. Não amontoe as costelas no fundo da panela, para que não criem água (o que vai impedi-las de adquirir o dourado). Retire da panela e transfira para um prato.

Refogue a cebola na mesma panela. Regue com 1/4 de xícara (chá) de água e raspe bem o fundo da panela (esse fundinho é que dá o sabor à receita). Acrescentar 1 colher de sopa rasa do Toscana (ou mais, vai do gosto do cliente. A Lélia diz que, na casa dela, o povo não é chegado em pimentas, então para ela tem que ser pouco). Junte os tomates, o alho, o vinagre e cozinhe por 5 minutos. Retorne as costelas à panela e regue com o litro de água. Tampe a panela, e após começar a apitar, conte 35 minutos. Desligue o fogo e, quando toda a pressão sair, abra a panela.

Em seguida, adicione a mandioca e complete com 1 xícara (chá) de água. Deixe cozinhar por 30 minutos na pressão (fogo baixo pra não pegar no fundo). Na hora de servir, salpique folhas de salsinha fresca.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.