Zucotto de panetone da Ginger

Tradicional da cozinha toscana, o zucotto é uma sobremesa gelada que costuma ser servida no Natal. Para unir a fome à vontade de comer, a Ginger criou essa versão que fica uma delícia e ainda aproveita aquele panetone que sobrou das festas, para quem não aguenta mais comer panetone puro!

zucotto de panetone

Ingredientes:
1 panetone ou chocotone de tamanho médio
1/2 kg de sorvete cremoso
200g de doce de leite
Canela ou Pumpkin Spice à gosto

Comece fatiando o panetone em fatias de cerca de 1cm de grossura e forrando uma vasilha com papel alumínio. Se tiver uma vasilha de alumínio, dessas que já são recomendadas para freezer, melhor – aí é só forrar com plástico filme, para evitar que o panetone grude nas laterais. Como eu não tenho vasilha de alumínio grande o suficiente, usei a da batedeira, mesmo, que é enorme.

Em seguida, distribua as fatias pela vasilha, pressionando bem (pode até amassar) para que não saiam do lugar. A tampa do panetone deve ficar reservada para fazer a base depois. Cubra as fatias com uma camada de doce de leite, deixando-as bem molhadas, e encha a vasilha com o sorvete.

O doce de leite pode ser substituído por geléia de frutas caseira, creme de avelã ou ganache e o sorvete pode ser de creme, flocos ou até napolitano, conforme o seu gosto. Escolhi flocos e doce de leite porque queria colocar Pumpkin Spice e adoro essa combinação.

Para finalizar, feche com as fatias de panetone reservadas e cubra com papel alumínio. Leve para o congelador por cerca de duas horas e vire em um prato de servir. Espalhe um pouco de doce de leite e, usando uma peneira, distribua um pouco de canela ou pumpkin spice em cima. Sirva geladinho!

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.