Arroz de forno com legumes

SEGUNDA SEM CARNE: a sobra de arroz se transforma num preparo cremoso, com casquinha crocante. Use esta receita do Panelinha como uma fórmula. Você pode trocar a cenoura por alho-poró, salsão, pimentão – ou usar os três! É para transformar o que tem na geladeira em uma refeição incrível.

Arroz de forno com legumes

INGREDIENTES:
3 xícaras (chá) de arroz cozido
1 abobrinha
1 cenoura
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 xícaras (chá) de leite
1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
1 ½ colher (sopa) de manteiga
½ colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de farinha de rosca caseira
noz-moscada em pó Ginger a gosto
sal rosa Ginger a gosto
pimenta-do-reino a gosto
manteiga para untar o refratário

MODO DE PREPARO:
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte com manteiga um refratário oval de cerca de 20 cm X 30 cm, com capacidade de 1,5 litro.
Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Com uma escovinha para legumes, lave a casca da abobrinha sob água corrente e seque bem. Descarte as pontas e corte a abobrinha em quartos, no sentido do comprimento.
Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Adicione a cenoura, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Polvilhe a farinha e mexa por 1 minuto – essa mistura de manteiga com farinha vai engrossar o molho.
Retire a panela do fogo e adicione todo o leite de uma só vez, misturando bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo alto, tempere com sal e noz-moscada a gosto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula, até engrossar.
Transfira o bechamel com cenoura para uma tigela grande para amornar. Enquanto isso, prepare as abobrinhas.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite e disponha os pedaços de abobrinha, um ao lado do outro, com a parte cortada para baixo. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado.
Transfira a abobrinha dourada para a tábua, tempere com uma pitada de sal e corte cada quarto em fatias rústicas de 3 cm, com cortes diagonais.
Acrescente o arroz cozido ao bechamel com cenoura, junte ¾ de xícara (chá) do queijo parmesão ralado e misture bem. Transfira para o refratário untado e nivele com a espátula. Disponha os pedaços de abobrinha na superfície do arroz, apertando delicadamente para ficarem com as pontinhas para fora.
Numa tigela pequena, misture a farinha de rosca com o queijo ralado restante e polvilhe sobre o arroz. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva imediatamente. Fica uma delícia com molho de pimentão.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.