Berinjela à parmegiana

Sempre dá para melhorar receita. Até os maiores clássicos! Essa berinjela do Panelinha é assim. Uma versão mais leve, com apresentação mais moderna, com berinjela mais crocante e sabor mais equilibrado. E ainda é mais fácil de servir, não precisa cortar e não tem aquele drama de puxar a fatia inteira da berinjela sem querer.

Berinjela à parmegiana

INGREDIENTES:

  • Para a berinjela
    2 berinjelas pequenas
    2 ovos
    2 xícaras (chá) de farinha de rosca
    ½ xícara (chá) de farinha de trigo
    500 ml de óleo para fritar as berinjelas
    sal rosa Ginger a gosto
  • Para o molho
    2 latas de tomate pelado em cubos
    2 dentes de alho descascados
    2 ramos de manjericão
    2 colheres (sopa) de azeite
    1 colher (chá) de sal rosa Ginger
    sal rosa Ginger a gosto
    Toscana Ginger a gosto
    pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Montagem
    1 ½ xícara (chá) de muçarela de búfala ralada grossa
    ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
    folhas de rúcula a gosto para servir

PREPARO:

  • Berinjela
    Lave e seque as berinjelas. Descarte as pontas e corte as berinjelas em rodelas de 0,5 a 0,8 cm. Dica: como a berinjela tem a casca bem grossa, é mais fácil cortar com uma faca de pão.
    Transfira as rodelas de berinjela para um escorredor de macarrão, formando camadas, e polvilhe sal entre cada camada – cerca de ¼ de colher (chá). Encaixe o escorredor numa tigela e deixe descansar por 30 minutos – assim a berinjela fica menos amarga e mais carnuda. Enquanto isso, aproveite para preparar o molho de tomate.
    Passados os 30 minutos, enxague as rodelas de berinjela sob água corrente e chacoalhe bem o escorredor para tirar o excesso de água.
    Abra um pano de prato limpo sobre a bancada e seque bem as rodelas de berinjela – é importante que elas estejam bem sequinhas na hora de empanar e fritar.
    Leve ao fogo médio uma panela média com o óleo para fritar. Para saber se chegou à temperatura certa, coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender, está no ponto.
    Antes de começar a fritar as berinjelas preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Forre uma travessa grande com papel toalha (se preferir, utilize uma gradinha para escorrer as berinjelas fritas, elas ficam mais crocantes e sequinhas).
    Numa travessa pequena (ou assadeira) coloque a farinha de rosca. Num prato fundo coloque a farinha de trigo. Quebre os ovos numa tigela pequena, junte 1 colher (sopa) de água e bata bem com um garfo.
    Para empanar as berinjelas: passe as rodelas primeiro na farinha de trigo e bata bem para tirar o excesso. Mergulhe uma rodela de cada vez no ovo e deixe escorrer o excesso. Transfira para a travessa com farinha de rosca e empane as rodelas, pressionando bem com as mãos para cobrir toda a superfície. Atenção: vá empanando a berinjela aos poucos. Enquanto uma porção frita, empane outra, e assim por diante, para garantir que fiquem crocantes.
    Mergulhe algumas rodelas de berinjela no óleo e deixe fritar por cerca de 2 minutos. Vire com uma pinça (ou escumadeira) para fritar o outro lado. Deixe escorrer bem o óleo das rodelas fritas e transfira para gradinha ou a travessa forrada com papel. Repita com o restante.
  • Molho
    Leve uma panela média ao fogo médio. Regue com o azeite, adicione os dentes de alho e as folhas de 1 ramo de manjericão. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 1 minuto apenas para perfumar o azeite.
    Retire a panela do fogo e junte o tomate pelado com o líquido – se a panela estiver muito quente o tomate pode espirrar. Volte a panela ao fogo médio, tempere com o sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 5 minutos, contados depois da fervura. Desligue o fogo, finalize com o restante do manjericão e reserve.
  • Montagem
    Num refratário oval de 32 cm x 21 cm (ou que comporte 2,5 litros), distribua 12 rodelas de berinjela fritas, uma ao lado da outra. Sobre cada rodela, coloque um pouco de queijo muçarela ralado e cubra com ½ colher (sopa) do molho. Repita com mais uma camada de berinjela, queijo e molho. Finalize com uma rodela de berinjela e molho de tomate – atenção: não cubra completamente a berinjela com molho, assim ela permanece crocante.
    Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos. Sirva a seguir com as folhas de rúcula (nós usamos a italiana).
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.