Bobó de palmito na moranga (vegano)

Bobó é um prato delicioso muito apreciado na Bahia, que se popularizou em outros lugares do Brasil. Sua origem é afro-brasileira e, segundo algumas pesquisas, pode ter recebido uma influência indígena também!
Esse creme consistente tem sabores bem intensos porque reúne o azeite de dendê com o leite de coco e pode ser preparado com aipim ou inhame, para ficar com a textura de um pirão! O prato mais comum é o de camarão, mas podemos preparar bobó com frango e até com carne seca!

A versão que traremos hoje do TudoReceitas será com palmito e o prato será totalmente vegano, porque não usaremos nenhum ingrediente de origem animal. Para a sua apresentação ficar ainda mais bonita, ele será servido numa abóbora moranga!

Quer saber como preparar esse delicioso bobó de palmito na moranga aí na sua casa? Confira o passo a passo abaixo!

Bobó de palmito na moranga (vegano)

INGREDIENTES:
1 abóbora moranga média
5 dentes de alho grandes
3 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de sopa de azeite de dendê
400g de palmito de pupunha em conserva
½ cebola grande picada
2 tomates grandes picados
2 xícaras de mandioca cozida e amassada
200ml de leite de coco
2 folhas de louro Ginger
1 pimenta dedo-de-moça (opcional)
½ pimentão vermelho pequeno picado
cheiro verde a gosto
sal rosa Ginger e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO:
Separe todos os ingredientes da receita de bobó de palmito vegano e pré-aqueça o forno nos 180ºC. Se preferir, substitua a mandioca por abóbora cozida e amassada.
Depois de lavar e higienizar a abóbora, faça um círculo no topo do fruto, formando uma tampa. Retire todas as sementes e mantenha a polpa preservada (não descarte as sementes da abóbora. Elas são ricas em fibras e possuem outros benefícios. Geralmente são consumidas depois de serem levemente torradas ou assadas).
Saborize a parte interna da abóbora, preenchendo-a com 2 dentes de alho picados, folhas de louro, sal, pimenta do reino e um pouco de cheiro verde picado. Em seguida embrulhe-a com papel alumínio e leve-a para assar em forno a 180 graus por 1 hora ou 1 hora e 15 minutos, sempre conferindo se a polpa do fruto já amoleceu, evitando que ela se desmanche.
Depois de assada, retire todos os temperos e o excesso de caldo que se formou na abóbora, com cuidado para não romper a casca. Reserve-a.
Prepare o bobó de abóbora vegano aquecendo azeite de oliva e azeite de dendê numa panela média. Refogue a cebola, a pimenta dedo-de-moça, o alho restante e o pimentão por alguns minutos. Por último, adicione o tomate picado e refogue por uns 5 minutos.
Adicione o palmito picado ao refogado e envolva muito bem.
Junte ao refogado uma mistura de leite de coco com mandioca cozida, batida no liquidificador. Esse creme vegano vai conferir mais consistência, sabor e nutrientes no bobó!
Adicione o sal, a pimenta do reino e o cheiro verde e misture tudo muito bem, deixando cozinhar mais um pouco, apenas para incorporar os ingredientes e apurar os sabores. Em seguida, desligue o fogo.
Preencha a abóbora moranga com o bobó quente e sirva a seguir, sem necessidade de gratinar no forno. A polpa da abóbora cozida se juntará ao bobó à medida que for servida e dará um sabor bem especial!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.