Bolinho de Bacalhau original (receita portuguesa)

BOLINHO DE BACALHAU ORIGINAL, receita do Monta e Encanta bem portuguesa, super saborosa e fácil de fazer. Com poucos ingredientes a gente prepara um bolinhos dos deuses, crocante por fora e cremoso por dentro!

O segredo para ficar gostoso é o equilíbrio perfeito entre a quantidade de batata e a de bacalhau, sempre metade e metade. Depois o tempero sal, pimenta, cebolinha e um pouco de noz-moscada. Vamos lá?

Bolinho de Bacalhau original (receita portuguesa)

INGREDIENTES:
500g de bacalhau limpo, sem pele e sem espinhas
500g de batatas cozidas e passadas no espremedor
1 ovo inteiro
farinha de trigo o suficiente para dar liga, cerca de 2 a 4 colheres de sopa
½ xícara de chá de cebolinha fresca picada
1 pitada de noz-moscada em pó da Ginger
sal rosa da Ginger e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
farinha de rosca para empanar

MODO DE PREPARO:

  • Bacalhau
    Em primeiro lugar dessalgue o bacalhau. Se comprado já dessalgado então pule este processo.
    Depois que o bacalhau dessalgou, escorra o bacalhau, despreze a água e em uma panela com 1 litro de água fervente, cozinhe o bacalhau até aferventar por 1 ou 2 minutos. Então com uma espátula retire o bacalhau (reserve a água) escorra bem, desfie o bacalhau com as mãos e reserve.
  • Batatas
    Agora aproveite a água usada para cozinhar o bacalhau e cozinhe as batatas nessa água. Porque assim elas pegam o gosto do bacalhau, cozinhe até elas ficarem macias. Depois escorra e com as batatas ainda quente amasse-as com um amassador de batata. Então pique a cebolinha e reserve.
    Logo após a batata amassada esfriar, junte o bacalhau desfiado e bem escorrido. Também coloque uma ovo inteiro, ½ xícara de chá de cebolinha picada, pimenta do reino, noz moscada ralada na hora e sal se necessário for.
    Agora misture e vá acrescentando a farinha de trigo até sentir que a massa deu liga, cerca de 2 colheres de sopa, dependendo da umidade da batata, até 4 colheres.
    Então leve a geladeira por 30 minutos para firmar.
  • Quenelle para moldar
    Agora com ajuda de uma colher de sopa (ou sobremesa), pegue uma porção da massa. Depois passe a massa de uma colher para a outra raspando a borda para marcar o primeiro canto. Então passe de volta o bolinho para primeira colher para conseguir marcar o outro canto. Assim, moldado na colher, método quenelle, os bolinhos ficam todos com o mesmo tamanho.
  • Empanar
    Ainda com ajuda da colher, empane os bolinhos na farinha de rosca antes de fritar.
  • Como fritar
    Depois frite de 6 em 6 unidades por vez, banhando sempre com uma escumadeira até dourar. Assim eles não encharcam no óleo.
  • Como assar
    Em forno preaquecido a 200°C e em uma assadeira grande, untada com azeite, distribua os bolinhos, deixando espaço para que o ar circule entre eles. Depois asse por uns 20 minutos, virando-os na metade do tempo ou até que os bolinhos estejam crocantes e dourados.
  • Durabilidade
    Desse modo prepare os bolinhos com até 24h de antecedência. Depois de moldados espalhe-os em uma assadeira, cubra com filme plástico e guarde na geladeira. Ou então congele por até 1 semana e depois ou frite ou asse-os ainda congelados.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.