Bolinho junino de carne

De olhar, esse bolinho (receita do Cozinha da Helô) se parece com uma almôndega, mas a grande diferença está no miolo puxa-puxa por dentro, pois a carne moída fica no meio do pirão de farinha de mandioca. É um petisco irresistível, que fica ainda melhor com umas gotas de molho picante de pimenta.

Bolinho junino de carne

INGREDIENTES:
2 colheres (sopa) de óleo (30 ml)
1 cebola grande em cubinhos (180g)
500g de carne moída (patinho, ou coxão mole, ou acém)
1 folha de louro da Ginger
2 colheres (sopa) de molho pronto de tomate (40 ml)
4 xícaras (chá) de caldo de carne caseiro
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca fina (200g)
3 colheres (sopa) de salsinha picada (3 ramos)
900 ml de óleo vegetal pra fritar e um pouco pra untar a assadeira
Sal
Molho de pimenta-vermelha pra servir

PREPARO:
Numa panela média, aqueça as 2 colheres de óleo e doure ligeiramente a cebola. Junte a carne e misture até separar os grumos e começar a dourar. Adicione o louro, o molho de tomate e sal, abaixe o fogo e cozinhe por uns 15min, até a carne amaciar e começar a dourar. Junte o caldo, espere ferver e, aos poucos e sem parar de mexer pra não empelotar, acrescente a farinha de mandioca e a salsinha. Mantenha no fogo até o pirão encorpar bem, formando uma bola que se soltará da panela.
Ajuste o sal, espalhe a massa numa assadeira, cubra e deixe repousar na geladeira por umas 3h ou até por 24h pra firmar.
Pegue porções de massa com uma colher de chá, molde bolinhas miúdas, ou maiores, como as de pingue-pongue. Se quiser, prepare os bolinhos na véspera, acomode todos eles numa assadeira, cubra com filme plástico e guarde na geladeira.
Pouco antes de servir, aqueça o óleo numa frigideira grande e frite os bolinhos até ficarem bem douradas e crocantes. Escorra sobre papel absorvente e sirva com molho de pimenta.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.