Caponata

Você já ouviu falar da Segunda-feira Sem Carne? Como o nome já diz, a proposta é tirar do cardápio, por um único dia da semana, a carne e outros alimentos de origem animal.
O movimento propõe conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre a sociedade, os animais, a saúde e o planeta.

Ficou interessado(a)? Confira esta receita de caponata do Guia da Semana para você fazer hoje!

Caponata

INGREDIENTES:
1 berinjela grande fatiada
1 cebola média fatiada
1 pimentão vermelho cortado em tiras grossas
1 pimentão verde cortado em tiras grossas
1 tomate grande bem maduro picado
2 dentes de alho grandes
2 colheres de sopa de molho shoyu
4 colheres de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Sal rosa Ginger e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva extra virgem para finalizar
Orégano seco Ginger a gosto

MODO DE PREPARO:
Comece preparando a berinjela. Lave bem e corte em fatias no sentido longitudinal. Depois fatie em tiras grossas. Coloque em uma peneira e salpique com sal. Coloque a peneira em uma bacia para escorrer o líquido. Deixe as berinjelas descansar por mais ou menos 20 minutos ou até que comece a escorrer um liquido escuro que vai cair na bacia. Este processo vai tirar o amargo da berinjela. Depois descarte a água da bacia e lave bem as fatias de berinjela em água corrente. Lave o pimentão e tire as sementes. Corte em fatias grossas no sentido vertical. Coloque em um prato e reserve. Descasque e esmague os dentes de alho e pique. Tire as sementes do tomate, corte em pequenos cubos. Corte a cebola em fatias grossas no sentido do comprimento. Coloque todos os ingredientes em uma forma grande distribuindo bem para que não fique uma camada muito grossa. Tempere com sal, pimenta do reino e orégano. Adicione o óleo vegetal, o vinagre balsâmico e o molho shoyu misturando bem para incorporar. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por mais ou menos 30 minutos. Retire o papel e deixe assar até secar a água que se forma, e os legumes começarem a dourar. Quando estiver bem dourado e sequinho, retire do forno e regue com azeite de oliva extra virgem. Deixe esfriar e sirva com pão vegano como antepasto.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.