Escondidinho de carne seca

Escondidinho com carne-seca desfiada coberto de purê de mandioca é um prato tradicional da culinária nordestina. O escondidinho pode ser coberto com purês diferentes, como mandioca, mandioquinha e purê de batata. Mas, também fica muito bom com angu de fubá. E tem quem goste de cobrir com purê de abóbora. Aliás, o que é mesmo um escondidinho de carne seca senão uma carne bem temperada coberta com um creme. Claro que gratinada no forno com um pouco de queijo ou de pão ralado por cima fica ainda melhor.

As possibilidades de combinações para um escondidinho são muitas. Nesta receita da Cozinha da Marcia, ele foi preparado com carne seca e purê de mandioca.

Escondidinho de carne seca

INGREDIENTES:
800 g de carne seca
2 cebolas grandes
1 tomate bem maduro amassado
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
Sal rosa da Ginger (se precisar)
3 colheres de sopa de azeite
3 xícaras de água
1 kg de batatas
Água para cozinhar as batatas
1/2 xícara de leite
1 pitada de noz moscada em pó da Ginger
1 colher de chá de sal rosa da Ginger
1/2 pão francês ralado
2 colheres de sopa de queijo de coalho ou parmesão ralado grosso

INSTRUÇÕES:
A carne precisa estar totalmente sem sal, por isso deve ser deixada de molho na água fria, troque a água por diversas vezes, pelo menos três vezes por dia.
Depois de aferventada e cozida, desfie a carne com o auxílio de um garfo.
Refogue uma cebola picada no azeite até ficar macia. Acrescente a carne, tempere com pimenta do reino e salsa, algumas pessoas gostam de temperar com uma colher de sopa de coentro ou talvez meia colher de chá de gengibre ralado, para dar gosto.
Junte o tomate amassado e meia xícara de água. Tampe a panela, cozinhe no fogo bem baixo até a carne estar bem macia, acrescente a água aos poucos, meia xícara de cada vez. Ao final, junte a outra cebola cortada em anéis finos e a salsa. Cozinhe por mais dez minutos.
Cozinhe as batatas com as cascas apenas cobertas de água com uma colher de chá de sal. Descasque-as ainda mornas e passe-as por um espremedor ou, se preferir, utilize um mixer. Junte o leite aos poucos, o purê não deve ficar muito macio para não se misturar com a carne seca no forno.
Espalhe a carne em um refratário retangular untado com azeite, cubra toda a superfície com uma cada uniforme de purê de batata. A camada de carne deve ser mais alta do que a de purê.
Polvilhe com o queijo ralado misturado com o pão ralado. Aqueça no forno quente até ficar dourado.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.