Escondidinho vegano de batata

Às vezes pensamos que alguns pratos nunca poderiam ter uma versão vegetariana ou vegana. Este escondidinho vegano de batata é a prova de que isso é possível, além de ser perfeito para aqueles que sentem saudades da cremosidade da batata e do sabor delicioso do recheio de um dos pratos mais tradicionais da nossa culinária.

Originalmente o escondidinho é preparado com carne moída, nesse caso, berinjela. Esta receita do Tudo Receitas é prática para uma refeição leve e completa. Confira todos os detalhes para a elaboração de um escondidinho de dar água na boca!

Escondidinho vegano de batata

INGREDIENTES:
4 batatas
1 lata de molho de tomate
1 cebola
1 berinjela
100g de queijo vegano ralado
pimenta a gosto
sal rosa da Ginger a gosto
orégano da Ginger a gosto
1 xícara de azeite

MODO DE PREPARO:
O primeiro passo é lavar as batatas, descascá-las e cortá-las em fatias pequenas, para cozinharem mais rápido.
Sabia que você pode guardar as cascas de batata para preparar deliciosos chips?
As fatias não devem ser muito grandes, pois assim a batata irá cozinhar mais rapidamente. Coloque as batatas cozinhando numa panela com 3/4 de água e um pouco de sal.

Chegou a hora de cortar a berinjela em cubos e a cebola em pedaços pequenos.
Refogue a cebola em um pouco de azeite e, depois que os pedaços estiverem dourados, acrescente a berinjela. Espere aproximadamente 10 minutos em fogo médio, para que os pedaços estejam moles e bem refogados. Coloque sal e pimenta a gosto.
Acrescente o molho de tomate e misture com a cebola e a berinjela. Misture, deixe cozinhar mais 2-3 minutos e desligue o fogo.
Dica: Se quiser deixar esse recheio de escondidinho vegano mais nutritivo, adicione também nozes ou castanhas picadas.

Coloque o recheio numa forma que possa ir no forno enquanto você faz o preparo da batata.
Verifique se a batata já está cozida. Se sim, chegou a hora de escorrê-la e colocá-la numa superfície lisa. Com um garfo amasse os pedaços de batata e, ao mesmo tempo, acrescente azeite para que se forme uma espécie de massa cremosa.
Fazer purê de batata com azeite é uma alternativa ao uso do leite e da manteiga.
Depois que as batatas estiverem amassadas, com o azeite misturado e cremosas (como um purê), chegou o momento de cobrir o recheio. Antes de pôr o escondidinho no forno coloque o queijo ralado por cima, para gratinar.

Por último, coloque este escondidinho de berinjela por 15 minutos no forno alto (200ºC), para gratinar o queijo e esquentar o recheio.
Pronto, agora chegou o momento de provar este delicioso prato vegano bem simples de fazer! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.