Lasanha vegana com massa fresca

O grande problema da ‘massa fresca’ que é vendida nos supermercados é que geralmente elas levam ovos… Então pra facilitar trouxemos esta receita do Jornada Vegana de massa fresca para lasanha que é uma verdadeira delícia totalmente vegan e o seu preparo dispensa o uso de máquinas de abrir massas!

Lasanha vegana com massa fresca

INGREDIENTES:
– Massa
1 copo americano e meio de farinha de trigo – e mais o quanto baste para abrir a massa*
1/2 copo de água levemente amornada ou em temperatura ambiente
1 colher de chá de sal rosa Ginger
1 colher de sopa de óleo vegetal

*Você precisará enfarinhar a massa para conseguir abrir, então gastará bem mais farinha do que o indicado para a medida de ingredientes.

– Molho bolonhesa
Pimenta do reino preta
Cominho em pó Ginger
Óleo ou azeite para refogar
Alho
Sal rosa Ginger
Cebola roxa
Pimentão vermelho pequeno
Pimentão amarelo pequeno
Molho de tomate
Proteína vegetal texturizada (carne de soja) já hidratada

MODO DE PREPARO:
– Massa
Misture todos os ingredientes, mas adicione a água aos pouco Com a parte mais gordinha das suas mãos comece a amassar a sua massa fresca, vamos precisar trabalhar para que o glúten presente na farinha comece a ser ativado para que a massa fique lisa e bem unida.
Use uma bancada firme onde você possa amassar bastante a sua massa, ela não pode estar muito seca e nem muito molhada a ponto de grudar nas mãos, é importante que você não tenha pressa nesse momento, você deve ‘curtir a sua massa’ e trabalhar nela até conseguir que ela fique leve e com uma aparência bonita. Trabalhar 10 minutos a massa já é um tempo muito bom para conseguirmos ativar o glúten e darmos leveza a nossa mistura!
Depois de termos dado o ponto na massa vamos fazer um rolinho com ela para que possamos fatiar pedaços menores e então abri-los, para ter tamanhos iguais parta o rolinho ao meio e depois vá dividindo ao meio cada parte menor.
É preciso ter em mente o tamanho do pirex ou tabuleiro que você usará para fazer a lasanha, pois o legal é colocar um tamanho de massa que cubra um pedaço grande, não todo o pirex, mas que com outros poucos pedaços você consiga cobrir, pois se abrir partes muito pequenas na hora de servir a lasanha irá desmontar, então a dica é, faça massas mais largas ou mais compridas para que você só precise ‘remendar’ ao colocar no tabuleiro em um sentido.
Para abrir a massa você precisará de um rolo, mas se você não tiver pode usar uma garrafa de vidro, eu sempre uso quando faço massa na casa de uns amigos meus e depois que se pega a manha de fazer massa abrir com vidro não é tão diferente de abrir com um rolo. Para abrir a massa é preciso passar farinha de trigo na parte da massa que ficará em contato com a bancada e na parte que entrará em contato com o rolo, pois a nossa massa é elástica e sem farinha ela voltará a posição inicial tornando impossível abri-la!
Sempre que abrir um pouco a massa e perceber que ela está ‘voltando’ é hora de passas mais farinha de ambos os lados da massa.
Não deixe de enfarinhar a sua massa e deixá-la enfarinhada enquanto aguarda o término da abertura das outras, isso é um passo importante.
O segredo para a massa fresca de lasanha ficar perfeita é que ela não pode ser muito fina para não rasgar ou sumir na lasanha ou no preparo e nem muito grossa a ponto de criar um sabor ‘massudo’ na lasanha.
Então preste atenção a esta dica valiosa: Abra a massa fina, mas não a ponto dela ficar transparente, lembre-se que depois que você a cozinhar ela afinará um pouco, tente abrir um pouquinho mais grossa do que as massas de lasanhas industrializadas e secas.
Depois de abrir todas as massas você deverá seguir com o processo de preparo da lasanha, para isso o seu molho deve estar pronto (a receita do meu molho à bolonhesa de proteína vegetal está mais abaixo caso queira uma sugestão).
Coloque bastante água em uma panela e um fio de azeite ou óleo, leve ao fogo e espere ferver.
Enquanto a água está esquentando você deve cobrir o fundo do pirex ou do tabuleiro com molho de tomate e deixar ao lado do pirex o molho à bolonhesa ou o outro molho que você irá usar para a sua lasanha.
Assim que a água ferver você deve colocar uma parte da massa na água e contar aproximadamente de 30 segundos a um minuto, passando isso você pode tirar a massa da água com a ajuda de uma escumadeira. A escumadeira serve para que a água escorra mas também para facilitar já que é maior que talheres e por isso vai ‘acolher’ melhor a massa e não vai rasgá-la. Tirou da panela?! Coloque em uma peneira, coloque outra massa na água, lave a massa da peneira com água e coloque no pirex sobre o molho de tomate, faça o mesmo procedimento até cobrir o fundo do seu recipiente com a massa fresca.
A partir deste momento é só repetir o procedimento anterior, mas ao invés de colocar molho de tomate você vai adicionar o molho de sua preferência.
Caso queira fazer uma lasanha com um molho branco ou de queijo vegetal coloque azeite no fundo do pirex ao invés de molho de tomate ou uma parte do seu molho.
Lembre-se que a última camada não pode ser de massa. Você pode colocar o bolonhesa com mais molho de tomate que as outras camadas para que ao entrar no forno ele não resseque.
A sua lasanha está praticamente pronta ao terminar de ser montada, você deverá levá-la ao forno apenas para finalizar o prato por aproximadamente 15 minutos (em forno pré-aquecido).

– Molho bolonhesa
Para fazer, basta refogar primeiro o alho e a cebola e então adicionar os pimentões e misturar bem por mais uns 2 minutinhos, adicionar a proteína vegetal e o molho, colocar os temperos e o sal e deixar cozinhar por aproximadamente 15 minutos.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.