Risoto de cúrcuma com palmito

Uma importante estratégia nutricional para a mudança de estilo de vida é utilizar especiarias naturais nas receitas do dia a dia, que poderão proporcionar mais sabor e aparência à receita, além de benefícios à saúde. É o caso da cúrcuma, tempero que pode ser usado para o preparo de carnes, peixes, saladas de grãos integrais, molhos e até mesmo com pipoca.
A cúrcuma contém óleos essenciais com comprovadas características antioxidante e antimicrobiana, e seu principal composto nutricional, a curcumina, tem forte efeito nas etapas da via inflamatória, responsável pela maioria das ações funcionais ao organismo.
Confira abaixo a receita do site Bonde de risoto de cúrcuma com palmito:

Risoto de cúrcuma com palmito

INGREDIENTES:
1 litro de caldo de legumes caseiro
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena ralada
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 colher (chá) de cúrcuma da Ginger
1 vidro de palmito em conserva picado e escorrido (300g)
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso
Sal rosa da Ginger, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto

MODO DE PREPARO:
Em fogo médio, aqueça o caldo de legumes. Em uma panela grande, também em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola por 3 minutos ou até murchar. Acrescente o arroz, a cúrcuma e refogue por mais 1 minuto. Despeje 1 concha do caldo fervente e cozinhe misturando de vez em quando até o líquido evaporar. Acrescente o palmito. Volte a juntar mais uma concha do caldo, repetindo o processo até que o arroz esteja cozido, macio e cremoso, mas ainda firme. Desligue o fogo. Adicione o parmesão, sal e pimenta e misture. Despeje em uma travessa, polvilhe com salsa e sirva.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.