Salada de bacalhau e grão-de-bico

Esta salada de bacalhau e grão-de-bico do Cozinha Técnica é uma receita preparada com bacalhau, grão-de-bico, ovos, azeitona preta, pimentão vermelho, cebola, salsinha ou coentro, azeite de oliva, vinagre, páprica, pimenta-preta e sal.
A receita, de autoria incerta, é muito consumida na época da quaresma na Espanha, onde também é servida como petisco em bares e tascas.

Salada de bacalhau e grão-de-bico

INGREDIENTES:

  • Para o bacalhau
    500g de bacalhau dessalgado em postas médias ou finas
    8 xícaras de água filtrada em temperatura ambiente
    1 dente de alho
    1 folha de louro da Ginger
  • Salada de bacalhau
    300 gramas de bacalhau em lascas cozido e dessalgado
    1 e 3/4 xícara de grão-de-bico cozido
    2 ovos
    1/2 xícara de azeitonas pretas
    1/2 pimentão vermelho
    1/2 cebola
    1/2 xícara de salsa
    3 colheres de sopa de azeite de oliva
    1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
    1/4 colher de chá de páprica doce da Ginger
    pimenta-do-reino a gosto
    sal rosa da Ginger a gosto

MODO DE PREPARO:
Demolhe os grãos por no mínimo 8 horas. Em seguida, escorra a água do demolho e coloque na panela de pressão para cozinhar em pressão por 8-10 minutos ou até que os grãos estejam macios, mas inteiros. Reserve.
(É necessário 125g de grão-de-bico/grão seco para 250g cozido.)
Em uma panela média, coloque 2L de água para ferver. Quando a água começar a ferver, cozinhe os ovos por 8 minutos, retire-os da água quente e coloque-os na água fria para encerrar o cozimento. Quando os ovos resfriarem, retire as cascas com cuidado. Reserve.
Coloque 8 xícaras de água filtrada, 1 folha de louro e 1 dente de alho em uma panela média, e leve ao fogo médio para ferver.
Quando a água ferver, adicione as postas de bacalhau dessalgadas. Espere a água voltar a ferver, desligue o fogo e aguarde 15 minutos. Retire as postas de bacalhau da água, coloque-as em uma tigela média e espere arrefecer.
Quando as postas de bacalhau arrefecerem, prepare as lascas com o auxílio de um garfo ou com as mãos. Descarte as espinhas e a pele. Reserve.
Pique a cebola e a salsa. Corte o pimentão em cubinhos e os ovos em fatias.
Em uma tigela grande, adicione o grão-de-bico/grão cozido, a cebola, o pimentão/pimento vermelho, as azeitonas, a salsinha/salsa e o bacalhau em lascas e misture delicadamente.
Quando todos os ingredientes estiverem misturados, regue com o azeite de oliva e o vinagre. Em seguida, polvilhe a páprica doce e a pimenta. Misture delicadamente e prove. Caso necessário, ajuste o sal. Por fim, decore com os ovos cozidos.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.