Salada de lentilha com manga, espinafre e Curry

A gente ama salada de lentilha. Dessa vez, esta receita do Panelinha passeia pelos sabores indianos. A manga traz um toque agridoce e aquela textura incomparável. O molho leva curry e as castanhas complementam o conjunto, com intensidade e crocância. Você pode temperar a lentilha com antecedência e misturar a manga e o espinafre apenas na hora de servir.

Salada de lentilha com manga, espinafre e Curry

INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de lentilha
1 manga palmer
½ xícara (chá) de folhas de espinafre baby (cerca de ½ maço)
½ colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2 colheres (chá) de Curry Ginger
½ colher (sopa) de azeite
½ colher (chá) de sal rosa Ginger
½ xícara (chá) de castanhas-de-caju torradas sem sal

MODO DE PREPARO:
Numa panela média coloque a lentilha, cubra com 1 litro de água e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos – as lentilhas devem estar cozidas, mas ainda firmes. Enquanto isso, prepare o molho.
Numa tigela grande, misture o curry com o vinagre de vinho tinto, o mel, o sal e o azeite.
Assim que estiverem cozidas, passe as lentilhas por uma peneira e escorra bem a água. Transfira os grãos para a tigela com o molho e misture delicadamente, para temperar os grãos ainda mornos — assim eles absorvem melhor os sabores do molho. Leve à geladeira para esfriar por no mínimo 30 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
Lave bem sob água corrente as folhas de espinafre. Transfira para uma tigela cubra com água e adicione o bactericida da sua escolha para ficar de molho por 15 minutos. Retire as folhas da tigela em vez de escorrer – assim eventuais sujeirinhas ficam no fundo. Enxágue sob água corrente e seque bem numa centrífuga de saladas.
Descasque e corte a manga em cubos de 1 cm. Pique grosseiramente as castanhas-de-caju.
Na hora de servir, misture a manga cortada e as folhas de espinafre à lentilha, delicadamente para não desmanchar a fruta. Finalize com as castanhas picadas e sirva a seguir.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.